Disciplina - Biologia

Óleo de Lorenzo - Doença Congênita

Lorenzo é uma criança que leva uma vida normal. Aos seis anos, porém, começa a ter problemas de ordem mental, disgnosticado como ADL, uma doença rara, que degenera o cérebro. Angustiado pelo fracasso dos médicos em encontrar um remédio que possa ajudar Lorenzo, seus pais começam a estudar e a buscar por conta própria, algo que possa deter o avanço da doença.

Neste trecho, o Dr. Judalon explica ao Sr. e Sra. Odone, pais de Lorenzo, que ele apresenta uma adenoleucodistrofia (ALD). A ALD é uma doença congênita que afeta apenas o sexo masculino - geralmente na faixa etária de 5 a 10 anos - e se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, substância lipóide que envolve os nervos e protege determinados neurônios, os quais perdem a capacidade de transmitir corretamente os impulsos nervosos, provocando a degeneração do cérebro e, consequentemente, a perda das funções do corpo.

O trecho permite trabalhar com o mecanismo de hereditariedade, as substâncias orgânicas, as estruturas que formam o sistema nervoso, a resposta do organismo aos estímulos do ambiente.

Óleo de Lorenzo, Drama, EUA, 1992, 135min, COR, Direção: George Miller

Palavras-chave: Genética, Bioquímica, patologia congênita, mielina, gorduras saturadas, lipídios, metabolismo, degeneração, morte.

  • 7802
  • 116
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações