Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

24/12/2007

Seleção para pesquisador

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) seleciona um profissional da área de ciências biológicas, ou de outras áreas ambientais afins, para ocupar o cargo de Pesquisador em Ecologia, Conservação e Manejo de Quelônios, atuando no apoio às atividades técnicas e científicas da Coordenação de Manejo de Répteis Instituto Mamirauá na região do Médio Solimões (AM).

O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação.

Sua atuação pode ser vista com detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto. As ações da Coordenação de Manejo de Répteis, que compreendem a pesquisa, o manejo e a conservação de quelônios e de jacarés, se desenvolvem nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) e Amanã (RDSA), nas proximidades da cidade de Tefé (AM).

Atividades
O profissional deverá, entre outras ações:

- Levantar a biodiversidade e o status populacional de espécies de quelônios que ocorrem nas duas reservas;
- Realizar o monitoramento anual das populações de quelônios, com a colaboração com um grupo de pesquisas específico, pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em Manaus (AM);
- Apoiar as atividades de monitoramento do uso deste recurso natural pelas populações moradoras das duas reservas, em colaboração com o Programa de Monitoramento do IDSM;
- Desempenhar as atividades de apoio à proteção das praias de desova, realizadas desde 1997 na região, promovido pelo IDSM;
- Desenvolver seu próprio projeto de pesquisas, e realizar produção científica publicável;

Localização
As funções serão desempenhadas na sede do IDSM, em Tefé. Mas serão constantes as necessidades de deslocamentos e viagens para as Reservas Mamirauá e Amanã.

Remuneração
O cargo será remunerado com uma bolsa DTI/PCI do MCT, com valor variando de R$1.045 a R$ 3.150, dependendo da qualificação profissional, da formação e titulação acadêmica, e do tempo de experiência profissional na área de atuação indicada nestes Termos de Referência.

Perfil
o candidato deve ser pós-graduado em Ciências Biológicas, ou em outras áreas ambientais afins. Conhecimentos de informática, editores de texto, planilhas eletrônicas, pacotes estatísticos, bancos de dados e formas de comunicação eletrônica são essenciais.

Inscrições
As inscrições vão até 5 de janeiro de 2008, quando deve ser enviado o Curricum Vitae do candidato, acompanhado de uma carta de intenções com um resumo de suas experiências profissionais, expectativas quanto ao preenchimento da vaga, motivação para este tipo de atividade, etc.

O material deve ser enviado apenas via correio eletrônico para helder@mamiraua.org.br e marmontel@mamiraua.org.br . As mensagens de inscrição devem ser identificadas pelo Assunto “Inscrição para pesquisador quelônios”.

Para mais informações
clique aqui.

(Com informações da Assessoria do IDSM)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.