Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

04/11/2014

Bichos do mar profundo

Uma equipe de brasileiros e japoneses, viajando em um submarino, mapeou e coletou, a uma profundidade de 4 mil metros, amostras do ambiente físico e de organismos marinhos no litoral sudeste do Brasil. A expedição resultou de uma cooperação entre universidades do país e a Jamistec, a agência japonesa para a Ciência e Tecnologia Marinha-terrestre. Operado a partir do navio japonês Yokosuka, o submarino Shinkai 6.500 explorou as águas brasileiras como parte de uma viagem mundial. Seres das profundezas, vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP, mostra imagens fascinantes da estranha fauna que habita o mar profundo.
“Em termos de biodiversidade, o mais interessante foi achar a carcaça de uma baleia. Isso porque todo bicho que morre e afunda cria em torno de seu cadáver um ecossistema colonizado por organismos especializados em consumir aquela matéria orgânica”, conta o biólogo Paulo Sumida, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP).

Confira o vídeo!


Esta notícia foi publicada na edição 224 de Outubro de 2014 da revista Pesquisa Fapesp. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.