Biologia & Ciências
05/05/2014
EUA x Coronavírus Mers
Estados Unidos registram primeiro caso de coronavírus MersPor G1 Ciência e Saúde
Síndrome Respiratória do Oriente Médio surgiu na Arábia Saudita em 2012. Paciente é profissional da saúde que trabalhou no país asiático.
Os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso do coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) em suas fronteiras. A informação foi divulgada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país nesta sexta-feira (2).
Similar ao vírus que provoca a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), o Mers foi detectado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012.
A diretora do Centro Nacional de Imunização e doenças respiratórias do CDC, Anne Schuchat, disse que o primeiro caso do vírus é motivo de "grande preocupação por causa de sua virulência", observando que ele se mostrou fatal em cerca de um terço dos casos de infecção.
Ela acrescentou que o caso representa um risco muito baixo para o público em geral, mas que o Mers pode se espalhar para profissionais da saúde e que não há tratamentos disponíveis para o vírus.
Segundo a especialista, o paciente infectado trabalha na área da saúde e presou serviços na Arábia Saudita. Este paciente, um homem, está em uma condição estável de saúde e não há outros casos suspeitos de Mers atualmente.
Apesar de a maioria dos casos de Mers se concentrarem na Arábia Saudita e em outros países do Oriente Médio, a descoberta de casos esporádicos no Reino Unido, Grécia, França, Itália, Malásia e em outros lugares têm gerado preocupação sobre o potencial de disseminação global da doença.
Esta notícia foi publicada em 02/05/2014 no site g1.globo.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.