Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

03/12/2007

Substância presente no brócolis pode combater doença rara de pele

Uma substância presente no brócolis e em outros vegetais que têm a flor em formato de cruz pode ser eficaz para tratar uma doença genética rara de pele, segundo um estudo publicado neste domingo.

Esta substância, chamada sulforafane, já conhecida por suas propriedades anticancerígenas, mostrou que pode ser eficaz no combate à Epidermólise Bolhosa. Esta doença se manifesta pela aparição de bolhas na camada profunda da epiderme. Até agora, não existe tratamento eficaz contra esta infecção.

Ainda que muitas pesquisas precisem ser realizadas antes que a sulforafane possa ser testada clinicamente em pacientes de Epidermólise, extratos da substância podem ser aplicados sob a pele humana sem qualquer problema, explicou o médico Pierre Coulombe da faculdade de medicina de Universidade Johns Hopkins em Baltimore, principal autor dos trabalhos apresentados na conferência anual da American Society for Cell Biology em Washington.

Na Epidermólise, a camada profunda da epiderme, formada por células queratinócitas, é a mais atingida pela doença, se rompendo facilmente.

De um ponto de vista molecular, a maior parte dos casos da Epidermólise resulta de mutações nos genes responsáveis pela produção de queratina, o K5 e o K14.

(Fonte: Yahoo!)

Ambiente Brasil


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.