Biologia & Ciências
15/08/2011
Planta envia sinais acústicos a morcegos
As flores atraem abelhas e pássaros com suas cores e perfumes. Um estudo recente relata que uma planta encontrada na floresta tropical cubana usa o som para atrair morcegos que se alimentam de néctar.A Marcgravia evenia tem folhas em forma de prato, que enviam ecos facilmente identificáveis pelos morcegos por ecolocalização.
“As folhas delas têm um tipo especial de eco”, afirma o principal autor do estudo, Ralph Simon, biólogo da Universidade de Ulm, na Alemanha. “Ele é muito alto e tem um sinal constante e ângulos diferentes”. Simon e seus colegas treinaram morcegos de laboratório a procurar por um alimentador. Em seguida, eles o colocaram em lugares diferentes – preso a folhas em forma de prato, a folhas normais ou em outros locais.
Quando o alimentador foi preso à folha em forma de prato, os morcegos levaram metade do tempo para encontrá-lo. Esse desempenho foi positivo tanto para os morcegos quanto para as plantas.
“Para as plantas, esse fenômeno aumenta o êxito da polinização”, afirma Simon. “Para os morcegos ele é vantajoso porque faz com que encontrem as flores mais rápido – eles precisam realizar diversas visitas às flores todas as noites”. O estudo aparece na edição atual da revista Science e é um dos primeiros a focar a desenvolvimento de ecos acústicos nas plantas.
Segundo Simon, centenas de espécies de plantas da zona neotropical dependem de cerca de 40 espécies de morcegos que se alimentam de néctar para a polinização. Ele e seus colegas esperam encontrar outras espécies de plantas capazes de enviar sinais acústicos para os morcegos que as polinizam.
Esta notícia foi publicada em 15/08/2011 no site ambientebrasil.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.