08/12/2010

Nova bactéria é encontrada no Titanic

Por Natasha Romanzoti - Hypescience
Pesquisadores descobriram uma nova bactéria nos destroços do Titanic. Ela recebeu o nome de Halomonas titanicae.
A bactéria foi encontrada em crostas de ferrugem do navio. Amostras dessas crostas foram recolhidas do Titanic em 1991, por robôs submarinos. Pesquisadores canadenses e espanhóis separam a bactéria H. titanicae das amostras.
No fundo do mar, formam-se nos objetos enferrujados estruturas porosas e delicadas, no formato de pingentes. No seio dessas estruturas delicadas, vivem vários fungos e bactérias, identificados pela primeira vez no Titanic. Segundo os pesquisadores, esses organismos se alimentam do metal enferrujado.
Os pesquisadores sequenciaram o DNA das bactérias antes de descobrir que se tratava de um novo membro do gênero Halomonas, bactérias que amam sal. Elas são de especial interesse porque podem ajudar os cientistas a entender o mecanismo pelo qual se formam essas estruturas na ferrugem e, portanto, entender a “reciclagem” geral que essas bactérias realizam em estruturas metálicas submersas.
Segundo os pesquisadores, entender esse mecanismo tem relevância também para a proteção do petróleo no alto mar e dos gasodutos, e a eliminação segura no mar de resíduos de navios e plataformas petrolíferas.

Esta notícia foi publicada em 07/12/2010 no sítio hypescience.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.