Biologia & Ciências
01/09/2010
Descoberto novo fóssil de dinossauro musculoso
Fósseis de um novo tipo de dinossauro, que se parece com uma versão musculosa do Velociraptor, foram descobertos na Romênia.O atarracado dinossauro viveu cerca de 70 milhões de anos atrás; níveis do mar mais elevados nesta época teriam tornado a região um arquipélago.
O animal também é notável por causa das duas grandes garras afiadas em cada pé; o Velociraptor tinha apenas uma em cada pata.
Ele pode ter usado essas garras rasgar a sua presa, acreditam os cientistas.
O achado é relatado na revista da Proceedings of the National Academy of Sciences.
Foi-lhe dado o nome científico Bondoc balaur, que significa "dragão encorpado".
"Balaur pode ter sido um dos maiores predadores deste ecossistema", disse o co-autor Zoltan Csiki, da Universidade de Bucareste, na Romênia.
Ele disse que, embora a criatura de 1,8 m, 2,1 m de comprimento seja extremamente incomum, ela está intimamente relacionada a animais como o Velociraptor e os dinossauros emplumados, descobertos na China.
O fóssil de Balaur é um esqueleto parcial, que inclui perna, quadril, coluna, braços, mãos, costelas, e ossos da cauda.
Tinha um dedão com uma garra grande que era capaz de estender - presumivelmente utilizada para cortar a presa - assim como uma grande garra no segundo dedo do pé.
Balaur tinha os pés e pernas curtos e encorpados, com enormes áreas de fixação muscular no pélvis, indicando que ele foi adaptado para a força, não velocidade.
Alguns ossos na mão do animal são fundidos, características que torna difícil o uso para apreensão.
Stephen Brusatte, um estudante na Universidade de Columbia, em Palisades, EUA, afirmou: "Comparado com o Velociraptor, [este] dinossauro era provavelmente mais um 'kickboxer' do que um velocista, e que poderia ter sido capaz de derrubar animais maiores que ele, como muitos carnívoros fazem hoje. "
Entretanto, os investigadores sublinharam que é difícil dizer como animal caçava ou o que comia.
Esta notícia foi publicada em 31/08/2010 no sítio estadao.com.br . Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.