Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

08/12/2009

Brasil na 15ª Conferência em Copenhague

Brasil leva uma comitiva com cerca de 600 pessoas à Copenhague, capital da Dinamarca, onde representantes de 190 países vão discutir o futuro do planeta, na 15.ª Conferência das Partes que acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro. O encontro é considerado importante porque tem o objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, que vigora em todo o mundo desde 2008 e vai até 2012.
Durante a COP-15 países desenvolvidos e em desenvolvimento devem estabelecer metas para a redução de emissões dos gases e do aquecimento global.
Uma discussão bastante polêmica entre os cientistas do mundo todo esta semana, colocou em dúvida algumas pesquisas sobre o aquecimento global. Novos estudos, teriam revelado algumas suspeitas de fraudes sobre o aquecimento do planeta. Os cientistas da ONU divulgaram uma nota, na qual reafirmam que o aquecimento climático é verdadeiro, o que tornou o assunto ainda mais polêmico, na semana em que o mundo olha para a Dinamarca.
A grande busca dos participantes da Conferência é o Programa de Crédito de Carbono, que funciona como uma troca entre os países. Os países poluidores investem em programas dos países que estão de acordo com a preservação do meio ambiente.

Esse conteúdo foi publicado em 07/12/2009 no sítio Portal Amazônia. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

Paralelamente a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), o Brasil realiza nesta terça-feira (8), em Copenhague (Dinamarca), o seminário "A Contribuição dos Biocombustíveis para a Mitigação da Mudança do Clima". Participam especialistas nacionais e estrangeiros sobre o assunto.
O objetivo é esclarecer os negociadores da COP-15 sobre questões referentes à utilização da bionergia como fonte de baixa emissão de gases causadores de efeito estufa.
O encontro será presidido pelo subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, embaixador André Amado. Haverá palestras do negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, e de representantes das delegações dos Estados Unidos e da Suécia.

Esse conteúdo foi publicado em 08/12/2009 no sítio Terra. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.