Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

28/08/2008

Palestra sobre reciclagem e mudanças no clima reúne 800 professores em Curitiba

Cerca de 800 professores participaram nesta terça-feira (26) de uma capacitação em meio ambiente promovida no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, que contou com palestras sobre educação ambiental para coleta seletiva, reciclagem e mudanças climáticas.
A abertura das atividades foi feita pelo secretário do Meio Ambiente Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, que destacou a importância de iniciativas como esta. “A educação ambiental é uma das principais ferramentas de formação de cidadãos e de transformação da sociedade. Evento como este atualizam os professores sobre a temática ambiental e enriquece o conteúdo transmitido aos alunos”, comentou.
A chefe do Núcleo Regional da Educação de Curitiba, Sheila Toledo, explicou que o objetivo do evento foi capacitar professores de Biologia, Ciências, Química e Geografia das 165 escolas da rede estadual de ensino atendidas pelo Núcleo, que é vinculado à Secretaria da Educação. “A capacitação foi uma solicitação dos próprios docentes durante as reuniões para planejamento das aulas”, comentou.
PALESTRAS - Duas palestras foram promovidas: uma com a coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria, Manyu Chang, e outra ministrada pelo coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Laerty Dudas, responsável pelo programa Desperdício Zero.
Segundo uma das participantes, a professora de Ciências Letícia Perez da Costa, a atividade ampliou seus conhecimentos. “Pudemos nos aprofundar sobre as causas e conseqüências do aquecimento global e assim poderemos passar informações mais concretas aos alunos”, declarou. Ela também elogiou a forma como o conteúdo foi apresentado pelos coordenadores da Secretaria. “Eles mostraram de forma interessante e envolvente como podemos cuidar do planeta”, completou.
Além das palestras, foram distribuídos materiais didáticos que poderão incrementar os conhecimentos oferecidos em sala de aula – como a Versão Verde, uma publicação do Desperdício Zero com quase 500 páginas que contém dicas de reciclagem e informações sobre os mais diversos tipos de materiais recicláveis. Outro material distribuído e que pode ser reproduzido pelas escolas foi o “Passatempo Desperdício Zero”, com oito divertidos exercícios e brincadeiras abordando a temática da reciclagem e coleta seletiva.
“A atividade foi extraordinária. Amanhã entrarei renovada em sala de aula, tanto em informação como em material didático. Assim poderei passar muitas novidades, como o aquecedor solar, que pretendo fazer com os alunos”, adiantou Wanda Elisamar Pereira, também professora de Ciências.

Fontes: http://www.meioambiente.pr.gov.br,
               http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.