Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

16/06/2016

Respostas para o Amanhã

O Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, tem o apoio da UNESCO, Reduca, Consed e outras instituições comprometidas com a oferta de uma educação de qualidade à todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. A proposta é estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, sob coordenação de um professor das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem.

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 30 mil alunos e 4.500 professores. Nestes dois anos recebeu cerca de 3.800 projetos provenientes do Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana. Em 2015, destaca-se no Brasil, a participação de todos os estados, o que resultou em 342 projetos concluídos, 460 escolas, 1242 professores cadastrados e cerca de 10.600 alunos envolvidos. O Estado do Paraná teve 14 projetos e o projeto Da Horta Mandala à Agroindústria familiar: ?Saberes e Sabores do Campo? do Colégio Estadual Duque de Caxias, de São Mateus do Sul, recebeu Menção Honrosa na 2ª edição.

A proposta pedagógica do Prêmio destaca a importância da temática da sustentabilidade na escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento de turmas completas valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e aproximando escola-comunidade.
Nesta edição o Prêmio traz a ampliação para 25 projetos vencedores regionais, cinco por região; a criação do selo de vencedor regional; notebooks para professores, diretores e alunos conforme etapa de seleção.

As inscrições vão até 29 de agosto e deverão ocorrer somente pelo site respostasparaoamanha.com.br/.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.