Disciplina - Biologia

Sequência de aulas - Relações ecológicas passo a passo

1a Aula

Iniciar a aula explicando que as imagens que serão apresentadas são alguns exemplos de relações ecológicas existentes entre as espécies. Antes da apresentação das imagens deve-se explicar o que são relações ecológicas e que após esse primeiro momento serão passados todos os conceitos referentes ao tema.

Erva-de-passarinho
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=122&evento=1

Sugestão: ao apresentar a imagem pode-se comentar que essas espécies parasitas se instalam sobre as árvores, sugando a seiva elaborada levando então a espécie hospedeira à morte. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes, e podem cair sobre os troncos das árvores, onde germinam. As árvores da arborização urbana acabam sendo bastante prejudicadas e isso gera um custo bastante grande à sociedade, pois, as árvores acabam morrendo.

Bromélias e Orquídeas
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=204&evento=1
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/1epifita1.jpg

Sugestão: ao apresentar essas duas imagens pode-se comentar que são espécies hospedeiras que só utilizam o tronco das árvores como suporte, lá no topo das grandes árvores encontram luz do sol e realizam processo fotossintético, não são parasitas.

O professor ainda pode complementar dizendo que a primeira imagem é da Tillandsia usneoides L. (bromélia-barba-de-velho), é uma espécie ameaçada de extinção devido a destruição de habitats e nas regiões rurais é muito comum as pessoas utilizarem a espécie para enfeitar presépios, fato que deverá ser evitado.

A segunda imagem é da Vriesea altodaserrae, uma espécie ameaçada de extinção devido a destruição de habitats e a retirada ilegal para ornamentação.

Plantas carnívoras -Dionaea muscipula
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/5carnivora.jpg

São espécies de vegetais que capturam, matam e digerem insetos ou outros pequenos animais, possuem enzimas digestivas que extrairão compostos nitrogenados como fonte de nutrientes. Vivem em solos pobres e encharcados, com pouca quantidade de nitratos que são fundamentais para síntese de clorofila. É uma relação desarmônica interespecífica – predatismo.

Dica para o Professor: para obter mais informações sobre plantas carnívoras, sugere-se a leitura da notícia “Descoberta de planta carnívora”. Disponível em:
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=656

Obs.: O professor poderá ler essa notícia quando estiver preparando a aula.

Após exemplificar o conteúdo com as imagens e comentários citados acima, o professor pode pedir a participação dos alunos perguntando se eles se lembram de outros exemplos de relações entre os seres vivos.

Informação de que na próxima aula serão passados os conceitos de Relações Ecológicas.

2a Aula

As aulas seguintes são conceituais e os alunos deverão registrar o conteúdo em seus cadernos. Ficará a critério do professor a forma como passará a teoria aos alunos: se no quadro negro ou branco, ou ainda com auxílio de multimídia (o equipamento de multimídia seria mais indicado, se tiver conexão à internet, assim podendo ter mais mobilidade em sala e acesso fácil às imagens do portal Biologia).

8. Conceitos
8.1. Relações Ecológicas Harmônicas Intraespecíficas
Relações que ocorrem em indivíduos da mesma espécie, não existindo desvantagem nem benefício para nenhuma das espécies consideradas. Compreendem as sociedades e as colônias.

Sociedades
Agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada, mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Pode ocorrer, entretanto, certo grau de diferenciação de formas entre eles e de divisão de trabalho, como sucede com as formigas, as abelhas e os cupins.
Exemplo: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1033&evento=4

Colônias

Agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que revelam profundo grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo-lhes impossível a vida quando isolados do conjunto, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Exemplos: corais, caravelas, bactérias, cracas, entre outras.
Exemplo: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/5colonias.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1062&evento=4#menu-galeria

8.2. Relações Ecológicas Harmônicas Interespecíficas
Relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, não existindo desvantagem nem benefício para nenhuma das espécies consideradas. Estão nessa classificação: o inquilinismo, o mutualismo, o comensalismo e a protocooperação.

Inquilinismo

É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvores e epífitas (bromélias e orquídeas).
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/7bromelia.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/normal_5inquilino.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/4eupaguro.jpg

Mutualismo

Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém cada espécie só consegue viver na presença da outra. Exemplos: líquens; cupins e protozoários; ruminantes e microorganismos; bactérias e raízes de leguminosas; micorrizas.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/5liquens.jpg

Comensalismo

Associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro. Exemplos: tubarão e peixe rêmora; tubarão e peixe-piloto; Entamoeba coli e intestino humano.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/6remora.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/7comensalismo.jpg

Protocooperação

Trata-se de uma associação bilateral, entre espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente. Exemplos: certos pássaros e plantas; insetos e plantas; caranguejo-paguro e anêmonas; pássaro-palito e crocodilo; pássaro-anu e gado.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/8protocooperacao.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/9cooperacao.jpg

3a Aula

O Professor inicia a aula citando brevemente as Relações ecológicas que foram vistas na aula anterior e dá sequência continuando a explanar sobre as Relações Ecológicas Desarmônicas Intraespecíficas.

8.3. Relações Ecológicas Desarmônicas Intraespecíficas
Relações que ocorrem em seres da mesma espécie, onde um indivíduo beneficia-se provocando prejuízo ao outro da relação. Compreende o canibalismo e a competição.

Canibalismo

Relação onde um ser mata e come outro da mesma espécie. Ocorre com escorpiões, aranhas, peixes, planárias, roedores, entre outras. http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/1canibalismo.jpg

Competição
Relação onde os seres da mesma espécie concorrem pelos mesmos fatores ambientais, principalmente espaço e alimento. Essa relação determina a densidade das populações envolvidas.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/8atoba.jpg

8.4. Relações Ecológicas Desarmônicas Interespecíficas - Biodiversidade
Relações que ocorrem em seres de espécies diferentes em que um indivíduo beneficia-se provocando prejuízo ao outro da relação. Exemplos: amensalismo, predatismo, parasitismo e competição.

Amensalismo ou antibiose
Relação no qual uma espécie bloqueia o crescimento ou a reprodução de outra espécie, denominada amensal, através da liberação de substâncias tóxicas. Exemplos: fungo Penicillum notatum e bactérias; dinoflagelados Gonyaulax e fauna marinha, entre outras.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/4marevermelha.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/3colonpoliq.jpg
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/5acaro1.jpg

Predatismo
Relação onde um ser dito predador ataca e devora outro, chamado presa. Os predadores são geralmente maiores e menos numerosos que suas presas, sendo exemplificadas pelos animais carnívoros. As duas populações - de predadores e presas - geralmente não se extinguem e nem entram em superpopulação, permanecendo em equilíbrio no ecossistema. Atua como fator limitante do crescimento populacional.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/5predatismo.jpg

Parasitismo
Relação onde uma espécie se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em consequência danos, cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do ser parasitado. Dá-se o nome de hospedeiro ao organismo que abriga o parasita. De um modo geral, a morte do hospedeiro não é conveniente ao parasita. Mas, a despeito disso, muitas vezes ela ocorre.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/5parasitismo.jpg

Competição
Relação onde os seres de espécies diferentes concorrem pelos mesmos fatores ambientais, principalmente espaço e alimento. Essa relação determina a densidade das populações envolvidas.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/3colonpoliq.jpg

4a Aula

Nesta aula o professor apresenta o vídeo:

Os Desafios da Vida - Parasitas
Documentário da BBC que apresenta as relações ecológicas existentes entre algumas espécies terrestres.
Fonte: Vídeos BBC.
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12410

Dica ao Professor
Os alunos deverão assistir ao vídeo, anotando em seus cadernos as diferentes relações ecológicas presentes. Na sequência, passar novamente o vídeo, parando toda vez que uma relação ecológica é citada, pedindo que os alunos, a partir de suas anotações, a identifiquem.

Atividade complementar
Passar o trecho do filme: Vida de Inseto - Sociedade e Vida de Inseto - Predatismo, solicitando aos alunos que identifiquem e anotem em seus cadernos as relações ecológicas observadas nos trechos.

Disponível em:
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12492
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12491
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