Sugestão de Atividades - Bioética - Atividade Complementar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o significado de bioética;
Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades - 4 a 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.
Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente as questões entre a ciência e os valores (morais).
Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.
Sugestões de reportagens
-
71 casos de maus-tratos a animais foram registrados em Bauru, SP – Disponível em: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/05/71-casos-de-maus-tratos-animais-foram-registrados-em-bauru-sp.html. Acesso em jul. de 2012
-
Polícia constatou 200 casos de maus tratos contra animais em 2011. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1211498. Acesso em: jul. de 2012
-
Vaca clonada na Argentina começa a produzir leite similar ao materno. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaca-clonada-na-argentina-comeca-a-produzir-leite-similar-ao-materno,885006,0.htm. Acesso em jul. de 2012.
-
Polêmicos, testes genéticos começam a ser oferecidos no consultório médico. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,polemicos-testes-geneticos-comecam-a-ser-oferecidos-no-consultorio-medico,670705,0.htm. Acesso em jul. de 2012.
-
Justiça nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 após estupro. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110307_enfermeira_eutanasia_is.shtml. Acesso em jul. de 2012.
-
'Eutanásia' de pacientes não terminais comove Uruguai. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120319_enfermeiros_uruguai_mc_rc.shtml. Acesso em jul. de 2012.
-
Extermínio sem precedentes. Ritmo de extinção de espécies de animais é dez mil vezes maior que o natural. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/14053-exterminio-sem-precedentes-ritmo-de-extincao-de-especies-de-animais-e-dez-mil-vezes-maior-que-o-natural. Acesso em jul. de 2012.
-
Ruim para o produtor e para o consumidor. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em jul. de 2012.
-
Laboratório produz mosquitos transgênicos para combater dengue. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/laboratorio-produz-mosquitos-transgenicos-para-combater-dengue.html. Acesso em jul. de 2012.
Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada a Filosofia reflete sobre esses temas?
Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética. Depois do debate e de posse das informações dos diversos temas pesquisados, os grupos deverão organizar um PodCast.
Produção de um PodCast
PodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Os ouvintes podem baixar os programas para ouvir sem necessitar acessar o site do autor, podendo gravá-los em aparelhos de mp3 ou CDs. |
Os grupos deverão, baseados no áudio "Genoma Longevo” e nas pesquisas já realizadas sobre a Bioética, montar um texto para áudio.
Algumas sugestões de temas que podem ser tratados neste áudio são:
* Eugenia;
* Eugenia e Nazismo;
* Projeto genoma;
* Pesquisas genéticas na atualidade;
* Definição de Bioética;
* Legislação e Bioética.
Cada grupo deverá produzir um programa de áudio de até 2 minutos sobre um dos temas. Para isto, sugerimos que o professor conheça o software Audacity, que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação.
Sobre o Audacity : O Audacity, um software livre de edição de áudio, pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua os equipamentos necessários.Tutorial em dois volumes, voltado para os professores, busca fornecer as bases mínimas para a manipulação de um áudio a partir dessa ferramenta livre. Volume 1- Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf. Acesso em jul de 2012. |
OBS.: Para garantir a qualidade do PodCast, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz é importante, assim como a música e os efeitos sonoros que eles desejem colocar.
A publicação dos PodCasts poderá ser feita em sítios específicos, também, é possível publicar no site da escola ou ainda num blog. Os áudios também podem compor um acervo na biblioteca de materiais produzidos pelos alunos. Caso a escola possua sistema de som, é possível veicular essas produções.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Genoma Longevo - Parte I | Áudio |
Recursos Complementares
Áudios
“Terapia celular – Parte I” - Disponível em -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305. Acesso em jul de 2012.
Sites
Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.
Trechos de Filmes
Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul. de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul. de 2012
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul. de 2012.
Para leitura do professor
E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Ática Educacional, Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em jul. de 2012.
Avaliação
Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você se situa diante das seguintes questões?
INICIANTE |
APRENDIZ |
PROFISSIONAL |
MESTRE |
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. |
Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. |
Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. |
Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos filósofos e apresentou excelentes argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.
|
Referências
BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget, 1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Essa atividade foi extraída da aula Bioética Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.