Sugestão de Atividades - Bioética - No Laboratório de Informática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Compreender o significado de bioética;
Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades - 1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.
Neste contexto, é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).
Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus-tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.
Sugestões de reportagens
Polícia constatou 200 casos de maus tratos contra animais em 2011. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1211498. Acesso em jul. de 2012.
Vaca clonada na Argentina começa a produzir leite similar ao materno. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaca-clonada-na-argentina-comeca-a-produzir-leite-similar-ao-materno,885006,0.htm. Acesso em jul. de 2012.
Polêmicos, testes genéticos começam a ser oferecidos no consultório médico. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,polemicos-testes-geneticos-comecam-a-ser-oferecidos-no-consultorio-medico,670705,0.htm. Acesso em jul. de 2012.
Justiça nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 após estupro. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110307_enfermeira_eutanasia_is.shtml. Acesso em jul. de 2012.
'Eutanásia' de pacientes não terminais comove Uruguai. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120319_enfermeiros_uruguai_mc_rc.shtml. Acesso em jul. de 2012.
Extermínio sem precedentes. Ritmo de extinção de espécies de animais é dez mil vezes maior que o natural. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/14053-exterminio-sem-precedentes-ritmo-de-extincao-de-especies-de-animais-e-dez-mil-vezes-maior-que-o-natural. Acesso em jul. de 2012.
Ruim para o produtor e para o consumidor. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em jul. de 2012.
Laboratório produz mosquitos transgênicos para combater dengue. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/laboratorio-produz-mosquitos-transgenicos-para-combater-dengue.html. Acesso em jul. de 2012.
Depois das apresentações, o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada à Filosofia reflete sobre esses temas?
Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação, o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética.
No laboratório de informática, deverão fazer pesquisa sobre o nível atual das pesquisas genéticas, as suas implicações e possíveis resultados práticos na vida humana.
Para evitar a repetição, o professor indicará a cada grupo um tema:
Sugestões de temas
Países mais avançados nas pesquisas genéticas | Resultados práticos (procedimentos médicos já realizados) | Legislações referentes ao Projeto Genoma |
Polêmicas religiosas |
Resultados futuros esperados |
Dificuldades enfrentadas pelos cientistas |
Princípio da precaução | Fontes de recursos financeiros empregados nas pesquisas |
Sugestão de sites para pesquisa
- Brasil Escola, Genoma Humano - Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/projeto-genoma.htm . Acesso em jul. de 2012.
- Educar, Projeto Genoma- Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/genoma/Projetogenoma.html. Acesso em jul. de 2012.
- Ghente Paradoxos das novas tecnologias em genética - Disponível em: http://www.ghente.org/questoes_polemicas/paradoxo_tecnologias.htm. Acesso em jul. de 2012.
- Terra, Mapeamento do Genoma - Disponível em: http://www.terra.com.br/mundo/2000/06/27/006.htm Acesso em jul. de 2012.
- Só Biologia, Terapia genética - Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/terapia_genica.php. Acesso em jul. de 2012.
- Jornal de Ciências Cognitivas, Terapia Genética Humana: Considerações Éticas. Disponível em: http://jcienciascognitivas.home.sapo.pt/11-02-lourenco.pdf. Acesso em jul. de 2012.
- BBC, Terapia genética poderá ser usada no feto, diz estudo - Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070319_terapiagenefetofn.shtml. Acesso em jul. de 2012.
- Wikipédia, Projeto genoma humano - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Genoma_Humano. Acesso em jul. de 2012.
- Algo Sobre, Projeto genoma - Disponível em: http://www.algosobre.com.br/biologia/projeto-genoma.html Acesso em jul. de 2012.
- Biblioteca Jurídica - Legislação a respeito do projeto genoma no Brasil. Disponível em: http://biblio.juridicas.unam.mx/libros/5/2265/6.pdf. Acesso em jul. de 2012
- UFRGS, projeto genoma humano. Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm . Acesso em jul. de 2012.
Sugestão para organizar a pesquisa
1. Organize as equipes através de sorteio.
2. Defina os temas para cada uma das equipes.
3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
4. Os alunos deverão anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
5. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
6. Os alunos deverão anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
Com os resultados da pesquisa, o professor organizará um debate on-line utilizando o MSN. O MSN é uma ferramenta de comunicação síncrona. Nessa atividade, o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o intercâmbio entre as informações que os alunos pesquisaram e estimular a discussão escrita sobre o conteúdo, através do bate-papo.
Na aula UCA – A conversa pelo MSN na escola: uma proposta de integração (Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31239. Acesso em jul. de 2012). A professora Walleska Bernardino Silva apresenta tutorial de como utilizar o MSN.
Com os resultados da pesquisa, o professor organizará um debate on-line utilizando o MSN. O MSN é uma ferramenta de comunicação síncrona. Nessa atividade o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o intercâmbio entre as informações que os alunos pesquisaram e estimular a discussão escrita sobre o conteúdo, através do bate-papo.
Organizando o debate
- Os alunos terão cerca de 15 minutos para apresentar suas observações sobre os temas pesquisados;
- Lembrar os alunos que eles podem compartilhar arquivos, links e imagens;
- O professor conduzirá o fechamento das discussão coletivamente por mais cinco minutos.
Depois do debate e de posse das informações dos diversos temas pesquisados, os grupos deverão organizar um PodCast.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Genoma Longevo - Parte I | Áudio |
Recursos Complementares
Áudios
“Terapia celular – Parte I” - Disponível em -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305. Acesso em jul. de 2012.
Sites
Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.
Trechos de Filme
Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul de 2012.
Para leitura do professor
E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Ática Educacional, Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em jul. de 2012.
Avaliação
Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você se situa diante das seguintes questões?
INICIANTE |
APRENDIZ |
PROFISSIONAL |
MESTRE |
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. |
Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. |
Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. |
Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos filósofos e apresentou excelentes argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.
|
Referências
BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget,1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Essa atividade foi extraída da aula Bioética , de Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.