Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - Aprofundando Conhecimentos

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Compreender o significado de bioética;
  • Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
  • Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades: 1 aula


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.


Estratégias e recursos da aula


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes formas, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).



Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus-tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

Sugestões de reportagens

Depois das apresentações, o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada à Filosofia reflete sobre esses temas?


Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação, o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética.


Projeto Genoma e a eugenia

O genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano, a partir de seu conhecimento é possível saber a causa de várias doenças, no entanto é preciso refletir sobre  a possibilidade de se utilizar as estratégias genéticas para solução de problemas sociais, reconhecendo um risco potencial para o surgimento de um movimento eugênico baseado no conhecimento do genoma.

Para conhecer e refletir sobre o Projeto Genoma,  apresentar para os alunos o programa Genoma Longevo - Parte I e solicitar que ouçam o programa atentos às questões do roteiro.

Roteiro de análise do áudio:


a) Quais questões éticas relacionadas ao Projeto Genoma são citadas no programa?
b) Qual a relação entre essas questões e as práticas médicas nazistas?
O programa apresenta uma notícia sobre a possibilidade de vivermos mais de 150 anos se as pesquisas sobre o genoma continuarem. Com isso, Leumas mostra como somos únicos ao estimar que há quatro elevado a três bilhões combinações possíveis de genoma. Além disso, o programa apresenta a quantidade exponencial de pessoas que contribuíram com o genoma de cada um.
Lembrando que os alunos devem sempre anotar em seus cadernos as observações!

Recursos Educacionais


Recursos Complementares


Áudios

“Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul de 2012.

“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul de 2012.


Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.


Trechos de Filme
Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul de 2012.


Para leitura do professor:

E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul de 2012.
Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul de 2012.


Avaliação


Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

Como você se situa diante das seguintes questões?
INICIANTE APRENDIZ PROFISSIONAL MESTRE

Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas.

Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.

Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.

 

Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

 

 

Referências


BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo. Edusc, 1997.

BERNARD, J. A bioética. São Paulo, Ática, 1998.

CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo, Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.


Essa atividade foi extraída da aula Bioética Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: