Sugestão de Atividades - Bioética - O Caso Nazista
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Compreender o significado de bioética;
- Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
- Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades - 1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.
Estratégias e recursos da aula
A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.
Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).
Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.
Sugestões de reportagens
- 71 casos de maus-tratos a animais foram registrados em Bauru, SP – Disponível em: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/05/71-casos-de-maus-tratos-animais-foram-registrados-em-bauru-sp.html. Acesso em jul. de 2012.
- Polícia constatou 200 casos de maus tratos-contra animais em 2011. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1211498. Acesso em: jul. de 2012.
- Vaca clonada na Argentina começa a produzir leite similar ao materno. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaca-clonada-na-argentina-comeca-a-produzir-leite-similar-ao-materno,885006,0.htm. Acesso em jul. de 2012.
- Polêmicos, testes genéticos começam a ser oferecidos no consultório médico. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,polemicos-testes-geneticos-comecam-a-ser-oferecidos-no-consultorio-medico,670705,0.htm. Acesso em jul. de 2012.
- Justiça nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 após estupro. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110307_enfermeira_eutanasia_is.shtml. Acesso em jul. de 2012.
- 'Eutanásia' de pacientes não terminais comove Uruguai. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120319_enfermeiros_uruguai_mc_rc.shtml. Acesso em jul. de 2012.
- Extermínio sem precedentes. Ritmo de extinção de espécies de animais é dez mil vezes maior que o natural. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/14053-exterminio-sem-precedentes-ritmo-de-extincao-de-especies-de-animais-e-dez-mil-vezes-maior-que-o-natural. Acesso em jul. de 2012.
- Ruim para o produtor e para o consumidor. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em jul. de 2012.
- Laboratório produz mosquitos transgênicos para combater dengue. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/laboratorio-produz-mosquitos-transgenicos-para-combater-dengue.html. Acesso em jul. de 2012.
Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética - O caso nazista.
Explicar para os alunos que durante o regime nazista ocorreu o que ficou conhecido como eugenia nazista. Uma política social racial da Alemanha Nazista que posicionou no centro dos interesses do governo à melhoria da raça ariana.
Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) observem as imagens, as legendas e anotem nos cadernos suas impressões sobre o ocorrido na Alemanha.
Para apresentar as imagens é possível utilizar o recurso multimídia disponível na escola, ou ainda, fotocopiar as imagens e distribuí-las aos alunos.
Crianças com deficiência mental, vítimas do racismo nazista (Internato de Rosenharz, 1930) Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012. |
Cartaz propagandístico (Munique,1940). Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012. |
Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos. Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012 |
Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos. Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012 |
Estudos com gêmeos no Instituto Kaiser Wilhelm de Antropologia (Berlim, 1928). Disponível em: http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012. |
Após a observação das imagens e os debates internos em cada grupo, propor a seguinte questão: qual a relação entre o conteúdo das imagens com eugenia?
As participações dos alunos poderão ser registradas no quadro e o professor pode explicar que durante os anos em que a Alemanha foi governada pelo Nazismo inúmeras atrocidades foram cometidas. Preservar a pureza da raça ariana foi a justificativa usada na época para a morte de centenas de milhares de pessoas com deficiência, doentes e membros de diversas minorias.
A argumentação sobre a suposta ameaça aos genes arianos baseava-se em diversas teorias que, desde meados do século 19 e princípios do 20, entusiasmavam cientistas de toda a Europa.
Obs.: Caso o professor julgue necessário, é possível fazer a leitura da reportagem na qual estão inseridas as imagens utilizadas, bem como as informações acima citadas. Disponível em: http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.
Recursos Complementares
Áudios
“Terapia celular – Parte I” - Disponível em -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305. Acesso em jul. de 2012.
Sites
Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul. de 2012.
Trechos de Filmes
Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul. de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul. de 2012.
Para leitura do professor
E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Ática Educacional, Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul. de 2012
Avaliação
Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você se situa diante das seguintes questões
INICIANTE | APRENDIZ | PROFISSIONAL | MESTRE |
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. | Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. | Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. | Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos filósofos e apresentou excelentes argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema. |
Referências
BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget, 1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Essa atividade foi extraída da aula Bioética , de Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.