Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - O Caso Nazista

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Compreender o significado de bioética;
  • Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
  • Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades - 1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:


Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.

Estratégias e recursos da aula


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).



Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

Sugestões de reportagens Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada a Filosofia reflete sobre esses temas?

Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética - O caso nazista.

Explicar para os alunos que durante o regime nazista ocorreu o que ficou conhecido como eugenia nazista. Uma política social racial da Alemanha Nazista que posicionou no centro dos interesses do governo à melhoria da raça ariana.

Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) observem as imagens, as legendas e anotem nos cadernos suas impressões sobre o ocorrido na Alemanha.

Para apresentar as imagens é possível utilizar o recurso multimídia disponível na escola, ou ainda, fotocopiar as imagens e distribuí-las aos alunos.

Crianças com deficiência mental, vítimas do racismo nazista (Internato de Rosenharz, 1930)

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.

Cartaz propagandístico (Munique,1940).

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.


Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos.
Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012


Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos.
Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012


Estudos com gêmeos no Instituto Kaiser Wilhelm de Antropologia (Berlim, 1928).
Disponível em: http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.

Após a observação das imagens e os debates internos em cada grupo, propor a seguinte questão: qual a relação entre o conteúdo das imagens com eugenia?
As participações dos alunos poderão ser registradas no quadro e o professor pode explicar que durante os anos em que a Alemanha foi governada pelo Nazismo inúmeras atrocidades foram cometidas. Preservar a pureza da raça ariana foi a justificativa usada na época para a morte de centenas de milhares de pessoas com deficiência, doentes e membros de diversas minorias.

A argumentação sobre a suposta ameaça aos genes arianos baseava-se em diversas teorias que, desde meados do século 19 e princípios do 20, entusiasmavam cientistas de toda a Europa.

Obs.: Caso o professor julgue necessário, é possível fazer a leitura da reportagem na qual estão inseridas as imagens utilizadas, bem como as informações acima citadas. Disponível em: http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.

Recursos Complementares

Áudios

“Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul. de 2012.

Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul. de 2012.

Trechos de Filmes

Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul. de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul. de 2012.

Para leitura do professor


E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul. de 2012

Avaliação



Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

Como você se situa diante das seguintes questões
INICIANTE APRENDIZ PROFISSIONAL MESTRE
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

Referências


BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget, 1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.


Essa atividade foi extraída da aula Bioética , de Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: