Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades: Pesquisando as Teorias Evolutivas II: A origem da vida

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as teorias evolutivas.
  • Identificar o mecanismo de evolução das espécies.
  • Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos.
Duração da atividade: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Não são necessários conhecimentos prévios.

2ª Atividade

A origem da vida


Professor, para possibilitar um primeiro contato com o conteúdo, oriente os alunos para que acessem os recursos do banco internacional de objetos educacionais listados abaixo e desenvolvam a atividade proposta. Estes recursos estão disponíveis no "guia do professor", do Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br); o professor poderá fazer download dos mesmos.

Para a realização desta atividade é necessário a utilização de computadores, tablets ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis.

No primeiro recurso, é feita uma pequena abordagem sobre a biogênese X abiogênese, experimentos de Redi, experimentos de Needhan, experimentos de Spallanzani, Darwinismo, experimentos de Pasteur, Panspermia, Hipótese de Oparin e Haldane e o experimento de Miller e Urey.  Professor, ao utilizar o recurso abaixo, primeiramente clicar em "Guia do Professor", neste local você poderá tirar ótimas ideias para trabalhar o assunto "origem da vida". Em seguida, peça aos alunos para clicarem no ícone "Iniciar Programa" e assim poderão verificar a linha do tempo traçada a respeito dos experimentos relacionados com a origem da vida.



Após a realização de todos os passos do recurso acima, os alunos deverão elaborar uma tabela no computador e, desse modo, organizar os conhecimentos obtidos. Logo abaixo, está um exemplo de tabela que os alunos poderão preencher para sistematizar melhor o seu conhecimento. Esta atividade deverá ser realizada em grupos de quatro alunos. Depois de pronta, cada grupo deverá disponibilizá-la para os demais, impressa ou enviada por e-mail

Faz-se necessário que haja uma discussão relacionada aos dados obtidos por cada grupo, pois pode ocorrer divergência de ideias de um experimento para outro. Assim, os mesmos deverão comparar as respostas dos outros grupos e, em sala de aula, elaborar uma tabela única, construída coletivamente.

Para apresentação, cada grupo deverá eleger um representante que, juntamente com os demais representantes dos outros grupos, irá apresentar o trabalho final para o professor. Quando um representante estiver apresentando é importante fazer abordagens sobre as dificuldades de chegarem a um consenso entre as respostas e o que contribuiu para o resultado. Após a correção do professor, este material deverá ser distribuído para todos os alunos.

Abordagem
Experimentos de Redi
Experimentos de Needhan
Experimentos de Spallanzani
Darwinismo
Experimentos de Pasteur
Panspermia
Hipótese de Oparin e Haldane
Experimento de Miller e Urey
Objetivo do trabalho Conclusão do Cientista    Comentário do aluno

Professor, o segundo recurso deverá ser utilizado para reforçar ainda mais aos alunos alguns experimentos citados no recurso "Origem da Vida". Na verdade os experimentos são tentativas de recriar a história da evolução dos seres vivos. É importante destacar que não existe, na maioria das etapas deste processo, nenhum consenso entre os cientistas.



Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando as Teorias Evolutivas I: A origem das espécies. Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG - ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 15/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
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