Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Pesquisando as Teorias Evolutivas I: A origem das espécies

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as teorias evolutivas.
  • Identificar o mecanismo de evolução das espécies.
  • Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos.
Duração da atividade: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula


1ª Atividade


Iniciando uma discussão a respeito da Origem da Vida e as Teorias Evolutivas

As teorias evolutivas tentam compreender as estruturas que definem essa grande variedade de seres vivos existentes no planeta atualmente. Outro aspecto relevante, levantado nas teorias evolutivas, é o de que os seres vivos são passíveis de modificações e que, provavelmente, sofrem alterações morfológicas e fisiológicas ao longo dos tempos.

Algumas teorias evolutivas propõem ainda que as espécies existentes atualmente se originaram de outras espécies pré-existentes que sofreram alterações para se adaptar às constantes mudanças ambientais ocorridas no planeta. Pode-se concluir, portanto, que a evolução é o processo através do qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Professor, antes de iniciar o debate referente às teorias que serão abordadas nesta aula, é necessário organizar as cadeiras em círculo para propiciar uma maior interação entre os alunos.

Logo em seguida, faça as seguintes perguntas aos alunos

  • O que significa a palavra evolução?
  • O que significa a palavra evolução biológica?
  • Você acredita que todos os seres vivos surgiram de uma força ina?
  • O que você acha da teoria da geração espontânea?
  • Será que nós fomos selecionados pela natureza para viver no planeta?
  • Será que o filho recém-nascido de um fisiculturista já nascerá com os músculos desenvolvidos?
  • Se caso eu deixar de usar a minha mão esquerda por alguns dias eu posso perder os movimentos dela e até mesmo chegar a atrofiar?
Logo depois da exposição e discussão das questões acima, peça a cada aluno que anote suas respostas e, posteriormente, eles deverão socializar oralmente as respostas. Cabe ao professor observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele deve ficar atento a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados. Ao final da aula o aluno, juntamente com o professor, poderá avaliar se houve ou não compreensão do assunto proposto para esta aula.

Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando as Teorias Evolutivas I: A origem das espécies. Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG - ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 15/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: