Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Célula VI - Gincana

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar como as células estão organizadas.
  • Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
  • Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula, para o processo de ensino em Biologia, é um conceito-chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Gincana


Sugerimos que o professor apresente aos alunos, divididos em grupos de cinco, as situações-problema apontadas a seguir. Para cada situação apresentada deve ser dado um tempo máximo de cinco minutos para o grupo dar a resposta, por escrito. Em seguida deverá comunicá-la oralmente para o professor e demais colegas. O grupo que terminar de responder, por escrito, bate a mão na mesa e fala a resposta para todos. Se errar, perde um ponto; se acertar ganha um ponto. Será vencedor o grupo que acumular mais pontos. 

Situações-problema

1) Um perito analisando alguns vestígios em uma cena de um crime, verificou a presença de muitas células que possuem parede celular e núcleo organizado e outras células com parede celular e sem núcleo organizado. Que tipo de células o perito encontrou? Explique.

2) Sabemos que os vegetais realizam a fotossíntese, porém essa reação química só é possível devido a presença de uma organela principal. Como é chamada esta estrutura e aonde ela é encontrada?

3) Um maratonista treina todos os dias em um parque próximo a sua casa. Diariamente ele corre cerca de 20 km, mas não basta estar em boas condições físicas. É necessário ter uma boa noite de sono e uma ótima alimentação. Considerando essas informações, explique como as células são importantes para a manutenção da vida.

4) Todos os dias José gosta de beber uma cerveja e se gaba para todos dizendo que possui uma saúde de ferro. Como ele bebe com moderação não corre risco de problemas gerados pelo álcool. Em nossas células existe uma organela responsável por desintoxicar o organismo pelo efeito do álcool pela quebra do etanol. Como chama essa organela? Explique.

5) Um aluno de Biologia estava observando no laboratório algumas fotomicrografias de alguns tecidos e concluiu que os tecidos que desempenhavam uma maior atividade metabólica possuíam uma maior quantidade de um tipo de organelas. Como é chamada esta organela? Explique.

6) O nosso organismo é tão interessante que dentro das células possuem uma determinada organela capaz de digerir partes da célula que não serve mais para nada, também é esta estrutura que realiza a digestão intracelular. Como é chamada esta organela?

7) Escreva a diferença entre célula Eucariótica e célula Procariótica com relação à estrutura que armazena as características genéticas de uma célula.

8) Qual o nome da estrutura presente em todos os tipos de células, capaz de selecionar o que entra e o que sai de uma célula?

9) Estrutura presente em todos os tipos de células, tem como função a síntese de proteínas.

10) Como é chamada a organela celular capaz de armazenar e secretar substâncias que se encontram no interior de uma célula?


Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: