Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Célula IV - Relatório de Observação

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


Identificar como as células estão organizadas.
Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.

Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia. é um conceito chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto, para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância",será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Relatório de observação


Depois que os alunos tiverem terminado a atividade 3 é importante que façam um relatório de observação, pois assim eles poderão sistematizar as informações adquiridas ao longo das explorações que fizeram até aqui. Oriente-os a utilizarem as anotações das tabelas construídas ao longo do seu trabalho para reportar resultados parciais que obtiveram com a realização das pesquisas. Utilizaremos a tabela abaixo como exemplo; se o aluno desenvolver outra forma de sistematizar o conteúdo estudado, será muito bom, pois assim, demonstra atitude e compreensão a respeito daquilo que foi proposto a ele.

Na tabela abaixo foram agrupadas todas as organelas que os alunos descreveram ao longo das observações e pesquisas que realizaram. Trata-se de uma compilação envolvendo as três tabelas acima construídas, porém, nesta tabela os alunos poderão assinalar com um X as organelas que pertencem a determinadas células .

Tabela para sistematização do aprendizado

Organelas                                       Função                                            Células Procarióticas Célula Eucariótica  Animal

Célula Eucariótica Vegetal

Membrana Celular                                                                                              
Parede Celular        
Ribossomo        
Complexo de Golgi        
Mitocôndria        
Cloroplasto        
Reticulo Endoplasmático Rugoso        
Reticulo Endoplasmático Liso        
Lisossomo        
Peroxissomo        
Citoplasma        
Cápsula        
Núcleo        
Nucleóide        
Centríolo        
Plasmodesmo        
Plasmídeo        
Vacúolo        
Carioteca        
         


Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: