Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Como Nós Evoluímos

Instruções Iniciais


Esta atividade ocorrerá inicialmente no laboratório de informática educativa (LIE), e serão utilizados:
  • Caderno para anotações
  • Caneta
  • Lápis
  • Computadores com acessoà Internet (navegadores indicados: Internet Explorer,Chorme ou Firefox). Este acesso possibilitará a visualização do hipertexto Evolução - evolucionistas que apresenta as principais teorias sobre a evolução da vida e está disponível para download na página do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11150.
  • O professor deverá dividir a turma em cinco novos grupos.

1. O que eu sei sobre a evolução da vida?


Inicialmente, o professor deverá lembrar aos alunos que a atividade anterior abordou a origem da vida, e que esta dará continuidade ao assunto tratando agora da evolução, a partir do seguinte questionamento: “Vocês sabem como a vida dos seres vivos chegou à fase atual?”

2. O que dizem sobre a evolução da vida?


Com o intuito de prover os alunos com informações suficientes para a elaboração de uma apresentação artística, que deverá conter a compreensão deles acerca de todo o conteúdo já formalizado a respeito da evolução da vida, o docente deverá disponibilizar o vídeo A Evolução da Vida na Terra em 1 minuto! , disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G_AzIkYFdCo.
Ressalta-se que os alunos deverão observar, no vídeo, as mudanças quanto às características físicas e habilidades motoras dos seres vivos ao longo do tempo (recomenda-se que o vídeo seja reexibido mais de uma vez, caso os alunos não consigam perceber imediatamente as características evolutivas apresentadas).
Após a visualização do objeto educacional proposto, alunos e professor deverão comparar as características evolutivas contidas no vídeo com as que foram ditas pelos alunos na conversa introdutória desta atividade. Em seguida, com o intuito de instigar os alunos a refletirem sobre a evolução da vida, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Como se explica a variedade de seres vivos existentes em nosso planeta?”, “Será o homem realmente um ancestral do macaco?”, “Por que as espécies mudaram ao longo dos anos?”, “Vocês já ouviram falar em teoria evolucionista? Qual?”. Nesse momento, os alunos deverão pesquisar mais sobre essas teorias evolutivas no hipertexto proposto,Evolução - evolucionistas, como também em links da internet.




Seguem abaixo os temas e as fontes de pesquisa



1. Teoria de Darwin:

http://www.infoescola.com/evolucao/selecao-natural/ http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php

2. Teoria de Lamarck - Lei do uso ou desuso:

http://biologiafacil.wordpress.com/2009/05/13/as-ideias-de-lamarck/
http://lamarckismo.blogspot.com.br/2008/01/lei-do-uso-e-do-desuso-os-seres-vivos.html

3. Teoria de Lamarck - Lei da transmissão dos caracteres adquiridos:

http://biologiafacil.wordpress.com/2009/05/13/as-ideias-de-lamarck/
http://www.algosobre.com.br/biologia/as-ideias-de-lamarck.html

4.Teoria de Lamarck x Teoria de Darwin:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao14.php
http://dicasdeciencias.com/2010/03/06/lamarck-e-darwin/
http://darwinistas12.blogspot.com.br/2008/03/mas-afinal-qual-diferena-entre-as.html

5.Teoria Sintética  da  evolução:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teoria-sintetica-da-evolucao.php
http://www.infoescola.com/biologia/teoria-moderna-da-evolucao/

3 MONTANDO UMA PEÇA TEATRAL


Os grupos irão organizar uma peça teatral baseando-se na teoria a qual ficaram responsáveis por explorar nas fontes de pesquisa disponibilizadas. Cada grupo deverá expor o princípio e exemplos relacionados ao seu assunto. Todos os alunos deverão participar. Sugere-se um período de 20 dias para criação do roteiro teatral e ensaios. Seguem abaixo dicas para a elaboração do roteiro de peça teatral:

http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.html.

Depois da criação do roteiro e dos ensaios, a peça deverá ser apresentada ao professor (se possível, a outros professores que discutam esse assunto com seus alunos) e ao restante dos alunos na sala de aula. A peça também poderá ser apresentada na semana cultural do colégio, caso esteja adequada ao tema do evento. Após as apresentações das peças teatrais, o docente deverá propor um debate entre os presentes sobre a contribuição de uma das teorias da evolução para uma área de conhecimento em expansão nas últimas décadas, a partir do seguinte tema: “Qual a importância da descoberta da Teoria Sintética para a ciência genética? Explique-a”.

Essa atividade foi extraída da aula Vamos discutir a origem e a evolução da vida? Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. - FORTALEZA - CE - Universidade Federal do Ceará Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 12/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: