Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Jogo da Pirâmide dos Alimentos

Preparação do Ambiente


Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos

  • Imagens de alimentos
  • O computador com o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos
  • Data show
  • Caderno, lápis ou caneta

Orientações Quanto ao Uso do Hipertexto


Este hipertexto apresenta a pirâmide dos alimentos onde os alunos irão clicar sobre um alimento que aparece na esteira e levá-lo até o local adequado na pirâmide, onde cada acerto vale um ponto. Os alunos terão um minuto e meio para levar os alimentos da esteira para a pirâmide. A pirâmide apresenta-se dividida em 7 grupos, onde apresenta o nome do grupo e a quantidade que deve ser consumida de cada grupo.

Para instalação do Hipertexto


1. Fazer o download do hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos através do site do BIOE:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174

Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do hipertexto proposto. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1. 2.

Descrição da Atividade


Recomenda-se que o professor inicie a atividade solicitando que a turma forme um círculo, onde cada aluno terá que escolher uma imagem de um alimento. Após a seleção das imagens, os alunos devem se reunir com outro colega que consideram possuir um alimento parecido.

Se houver um data show disponível, este poderá ser utilizado para projetar o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos, mostrando assim a imagem da pirâmide e dando as instruções de utilização do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem individualmente quantos pontos conseguiram.

Jogo da Pirâmide dos Alimentos


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19068

Momento do Aluno


Nesse momento, os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em considerar que o tomate faz parte do grupo das verduras e legumes, e também, em saber sobre grãos e leguminosas.

Propõe-se que o professor explique que o tomate é um fruto do tomateiro, onde por possuir um sabor salgado e ser usado geralmente em pratos culinários, acaba causando dúvida em relação a sua classificação (verdura, legume ou fruta).

Recomenda-se também explicar que as leguminosas são grãos de vagens (parte que reveste as sementes), onde o docente poderá levar para a sala de aula uma vagem ou mostrar uma imagem.

Discussão


Nesse momento os alunos deverão apresentar as suas observações e dificuldades no uso do recurso educacional, como também sua pontuação.

Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “Quais alimentos da pirâmide são mais consumidos pela população?”, “Que alimentos precisam ser consumidos com moderação? Por quê?”, “Por que os alimentos mais saudáveis não são muito consumidos?”

Sistematização


Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Ele deve explicar sobre a importância dos alimentos para uma alimentação saudável e de se respeitar a quantidade de cada alimento no momento das refeições, objetivando uma alimentação balanceada.
Essa atividade foi extraída da aula Desvendando a pirâmide alimentar. Autora: Ellis Batista Paiva Brito et. al. Fortaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas  são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: