Ter fome o tempo todo e precisar lanchar várias vezes entre as refeições significa que você não está ingerindo os alimentos que sustentam sua energia. A não ser que você tenha um trabalho que exija esforço físico pesado, comer várias vezes por dia apenas vai sobrecarregar seu sistema digestório e pode contribuir para o ganho de peso e para estressar seu organismo. Saber qual é o seu tipo de metabolismo é essencial para você acalmar a fome da forma mais correta para seu organismo. Segundo John Douillard, autor de "The 3-Season Diet", comer três boas refeições por dia deve ser mais que suficiente. Basta saber quais são os alimentos que são ideais para o seu tipo físico.
Aquela alface branquela pode não ter calorias, mas também não tem praticamente nada de nutrientes, e seu corpo vai continuar com fome. Definitivamente as folhas, principalmente as verde-escuras, como rúcula, agrião, couve e escarola, devem fazer parte de nossa alimentação diariamente. Mas almoçar salada vai lhe deixar sem energia durante a tarde, e é isso que faz você atacar doces, biscoitos e chocolates. Por isso, um bom prato de arroz integral, feijão e raízes como batata-doce, inhame, rabanete e mais folhas verdes, quando consumidos diariamente, são a melhor opção para ter energia o resto do dia e nem pensar em doces.
Não existem escolhas piores para quem quer perder peso do que bebidas ricas em cafeína e adoçadas artificialmente. É comum procurarmos estas opções para ter mais energia, sem precisar consumir mais calorias. Mas o que estas duas substâncias fazem é justamente alimentar o mecanismo do estresse e do ganho de peso. Água sempre é a melhor opção. Deve ser a primeira coisa que você ingere pela manhã e é aconselhável que você beba bastante o líquido , durante o dia inteiro, principalmente quando sentir fome, cansaço, inchaço e qualquer desconforto. Prefira consumir a água em temperatura ambiente, para que tenha um efeito desintoxicante em seu organismo. Se a água estiver gelada, o corpo tem que se dar ao trabalho de primeiro adequá-la à sua temperatura, causando uma espécie de "estresse", como um choque térmico. E se precisar de uma ajudinha na energia ou para esquentar, use o chá verde e as infusões de ervas.
Tentações estão em todos os lugares, e os momentos de socialização são sempre acompanhados de comidas e bebidas que sabemos não serem as melhores escolhas de alimentação. Então, escolhemos entre fazer parte da turma e sentir culpa depois, ou muitas vezes nem participar para não sair da dieta. Considere a dieta do 90/10, ou seja, 90% das vezes faça escolhas conscientes de alimentação, e durante os outros 10% do seu tempo escolha priorizar as relações e o contexto emocional, quando não há opções tão saudáveis assim. Escolha comer aquele pedaço de bolo de chocolate quando estiver em uma situação alegre e social, ao invés de se proibir o tempo todo e acabar engolindo um bolo inteiro escondido em casa, cheio de culpa num momento de carência. E se a vontade de comer doce e chocolate bater, experimente preparar um brownie rápido e fácil de fazer. É uma forma de comer chocolate e ainda ficar dentro dos 90%!
Exigir o máximo do seu corpo todos os dias não é a melhor estratégia para perder peso, ainda mais se apertar os botões do controle remoto da sua TV, no sofá, era seu esporte anterior. Principalmente as mulheres devem variar os tipos e a intensidade dos exercícios, de acordo com seu ciclo menstrual, fazendo atividades como caminhadas e yoga leve quando estiverem menstruadas. Os exercícios mais exigentes devem ser feitos na metade do ciclo.
Mexer o corpo é uma premissa para qualquer pessoa que queira perder peso ou manter sua saúde em dia, mas isso não significa necessariamente ter que se matricular em uma academia. A primeira iniciativa deve ser incluir mais movimento no seu dia-a-dia, desde subir e descer mais escadas, caminhar ou usar bicicleta ao invés de sair de carro, fazer o trabalho doméstico mais pesado, ou simplesmente divertir-se dançando em casa, brincando com as crianças ou os cachorros.
Não importa qual é a motivação que fez você começar a dieta, no final das contas tudo se resume a querer ter mais saúde física e ser mais feliz. Então, por que acabamos focando só na parte física, quando no fundo estamos é buscando aceitação, atenção, alegria e amor? Tomar consciência dos demais aspectos da sua vida é item fundamental para qualquer transformação que quisermos colocar em prática. Joshua Rosenthal, fundador do Institute for Integrative Nutrition, destaca a importância da Alimentação Primária, ou seja, o que nos nutre além da comida. Pode ser uma carreira inspiradora; estar cercado de pessoas que lhe dão amor, carinho e atenção; ter alguma prática espiritual, de conexão consigo mesmo; ou ainda fazer algum tipo de atividade voluntária. Muitas vezes comemos para preencher o vazio ou lidar com as frustrações de alguma dessas outras áreas de nossas vidas. Portanto, antes de fazer sua próxima refeição, tome consciência como a qualidade e a quantidade de comida que você vai ingerir está refletindo tudo isso, e, assim, faça a melhor escolha que puder fazer no momento.
Muitos já sabem que se pesar, principalmente com frequência, não é a melhor estratégia para nos motivarmos a continuar na dieta. Nem sempre a balança vai mostrar os ganhos que tivemos ao mudar nossa alimentação e estilo de vida. Tudo bem que caber novamente em roupas menores faz parte das conquistas, mas melhor ainda se você determinar metas mais significativas, antes mesmo de começar a dieta, relacionadas a ter mais energia e disposição, mudanças no humor e no corpo, além da incorporação de novos hábitos saudáveis.
Dormir bem é item essencial para a recuperação do corpo. Se você dorme menos de oito horas por dia ou tem uma qualidade de sono ruim, isso aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que leva ao aumento de peso e a uma fome incontrolável. Faça uma boa higiene do seu sono para garantir corpo e mente relaxados durante o dia.
É comum, quando buscamos perder peso, olharmos no espelho e ter uma enxurrada de pensamentos desgostosos sobre a imagem que vemos. Já ouviu a expressão que "nosso pior inimigo mora dentro de nós"? Nossa mente, recheada de crenças limitantes criadas a partir de experiências de vida, é a criadora e, ao mesmo tempo, a solução sobre seu peso e sua saúde. Mais que reeducar nossa alimentação, reprogramar a mente é a chave para transformarmos o comportamento que nos leva tanto ao sobrepeso. Sobre isso, Louise Hay, autora de "Você pode curar sua vida" (Ed. Best Seller), diz que afirmações diárias na frente do espelho podem ser muito úteis. Ela sugere para quem quer emagrecer a seguinte afirmação: "Eu estou em paz com meus próprios sentimentos. Eu estou seguro/a de onde estou. Eu crio minha própria segurança. Eu me amo e me aprovo".
Ao beber chope, o estômago fica dilatado pelo excesso de líquido. Mas é a quantidade que engorda. Nada de beber mais de um copinho de chope, e ainda acrescentar acompanhamentos gordurosos, batatas fritas, bolinhos, etc.
Fast foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura preferencialmente e jamais fritos.
Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.
Tente não lanchar enquanto estiver fazendo outras coisas como assistir televisão, jogar vídeo game ou usar o computador. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente de o quê e quanto está comendo.
Ele não contém calorias, mas o excesso de sódio pode reter a água no corpo. Quem exagera no sal pode ficar inchada e aumentar de peso com a retenção de líquidos.
É triste, porém necessário. É comum um único doce ter as mesmas calorias de uma refeição inteirinha. No entanto, nada de sofrer demais. Se for impossível resistir, coma só um pedacinho!