Obesidade - Exercício Físico e Atividade Física
Por definição “
Exercício Físico" é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física (CASPERSEN
et al., 1985), como exemplo, podemos citar uma caminhada de uma hora sem parar e com ritmo constante”.
O termo exercício físico não deve ser utilizada com conotação idêntica a atividade física. É fato que tanto o exercício físico como a atividade física implica na realização de movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos que levam a um gasto energético, e, desde que a intensidade, a duração e a frequência dos movimentos apresentam algum progresso, ambos demonstram igual relação positiva com os índices de aptidão física.
Atividade Física
É definida, segundo Caspersen (1985) como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. A atividade física oferece a possibilidade de agregação de várias modalidades de ação: esportivas, recreativas, culturais ou de lazer, desde que favoreça na sua execução, uma movimentação corporal (FREIRE, 1983).
Entre as diversas categorias de atividade física, cabe mencionar os esportes formais e não formais, os esportes aquáticos, aéreos e terrestres, as caminhadas, as danças, os jogos, as brincadeiras e os folguedos, entre outros (LAKATUS, 1991). Segundo Bracht (1992), a atividade física, além de ser importante fator de saúde, é fonte de lazer, de equilíbrio e de motivação para a vida, assim como é fator fundamental para a socialização.
Metabolismo da atividade física envolve um consumo de energia diretamente relacionado à intensidade e volume do exercício, ou seja, das mais simples, como uma caminhada, as mais complexas, como jogar futebol, responde por volta de 20% a 50% consumo calórico diário.
Sendo assim, com a prática regular da atividade física, certamente ocorrerá um aumento do tecido muscular como resultado do processo de adaptação e super-compensação do treinamento sistematizado, o que acarretará em uma alteração do metabolismo.
Evidentemente, este sofre influência da quantidade de massa muscular, em outras palavras, quanto maior sua massa muscular mais acelerado será seu metabolismo e, com este aumento, também ocorrerá uma elevação da taxa metabólica basal, resultando em um maior consumo calórico em repouso pelo organismo.
A atividade física é um fator atenuante quanto ao surgimento ou controle de transtornos metabólicos.
Todo indivíduo deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias da semana, de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada.
Fechar
Fontes de Pesquisa