Sugestões de Leitura
A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humanaMATURANA, H.; VARELA, F. J.
São Paulo: Palas Athena, 2010.
O livro apresenta a ideia de biologia da cognição, cuja tese central baseia-se: vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele; vivemos com os outros seres vivos, e portanto compartilhamos com eles o processo vital. Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós.
As conexões ocultas: a ciência para uma vida sustentável
Autor: CAPRA, Fritjof
Editora: Cultrix
Comentário: Em "As Conexões Ocultas" Fritjof Capra desenvolve uma compreensão sistêmica e unificada que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida e demonstra claramente que a vida, em todos os seus níveis, é inexplicavelmente interligada por meio de redes complexas.
A Biologia da Crença
LIPTON, B. H.
São Paulo: Butterfly, 2007.
Livro revolucionário que aproxima a ciência da filosofia e da religião. Renomado cientista norte-americano, em linguagem simples e direta, ao alcance de todos, traz surpreendentes descobertas científicas que comprovam o poder do pensamento sobre a matéria e esclarecem a reencarnação. Seus estudos foram precursores da epigenética – estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente controla a atividade genética.
A Caixa Preta de Darwin: o desafio da bioquímica à Teoria da Evolução
BEHE, M.
Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
No livro, o autor Michael Behe apresenta um argumento científico para justificar a existência de Deus - ou de uma inteligência superior. Segundo ele, é possível concordar com Darwin e aceitar que a evolução acontece através da seleção natural e das mutações ocasionais. Mas Darwin não consegue explicar como se formaram os complexos sistemas biomoleculares dos organismos vivos. Numa crítica espirituosa e sagaz ao neodarwinismo, o autor defende a teoria do "design inteligente". Para ele, apenas um agente inteligente - seja ele Deus, uma força extraterrestre ou universal - pode ter criado os complexos sistemas bioquímicos que regem a vida como a conhecemos.
A Economia da Natureza
RICKLEFS, Robert E.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
O livro foi organizado de tal forma que os estudantes são imediatamente inseridos ao ambiente físico e às formas pelas quais os organismos se adaptam às suas vizinhanças. Além disso, é apresentado o conceito de bioma para ilustrar a diversidade de habitats na Terra, e realizada uma discussão sobre como a energia dos alimentos se move entre os diferentes componentes da biosfera, enfatizando a interconexão da vida e do mundo físico; entre outros temas relacionados à Ecologia.
A grande história da Evolução
DAWKINS, R.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
O livro "A Grande História da Evolução" é uma peregrinação ao longo da árvore genealógica da vida. Partindo de onde estamos hoje, passamos por quarenta entroncamentos onde nos deparamos com ancestrais e peregrinos que vêm de outros ramos. O ponto de chegada situa-se há 4 bilhões de anos, na origem da vida. Ao longo do trajeto, peregrinos contam suas histórias e descortinam as maravilhas da diversidade biológica que habita este planeta e os mistérios da evolução que ainda hoje desafiam biólogos.
A Ilha dos Daltônicos e a Ilha da Cicadáceas
SACKS, O.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Com narração nos arquipélagos do Pacífico, o livro traz reflexões sobre a natureza do tempo geológico profundo, a disseminação das espécies, a gênese das doenças, histórias sobre plantas do período paleozoico - as cicadáceas -, histórias de ilhéus que não conhecem o azul ou o verde do mar à sua volta, porque nascidos com uma incapacidade absoluta de ver as cores, além de histórias de uma paralisia neurodegenerativa que vitima apenas os membros de certo grupo social, os chamorros, nas ilhas Marianas.
A Longa Marcha dos Grilos Canibais
REINACH, Fernando.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010
As crônicas bem-humoradas não deixam dúvida: ciência é para todos. Reinach conta descobertas e enigmas nas mais diversas áreas da ciência, como dilemas ambientais, a diversidade das florestas, os mistérios do sexo, a complexidade da mente, a pré-história da arte, os avanços tecnológicos que transformam o corpo humano, e a política que envolve a pesquisa, entre outros temas. A obra reflete sobre o que é o ser humano, desde genes e células até próteses robóticas, desde a pré-história até um futuro próximo.
A Origem das Espécies
DARWIN, Charles.
São Paulo: Martin Clare, 2004.
As ideias gerais da Teoria da Evolução das Espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as teses do evolucionismo subsistem até hoje, e o nome de Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano. Na base da teoria evolucionista de Darwin está a luta pela vida. Somente os mais fortes e os mais aptos conseguem sobreviver, e a própria natureza se incumbe de proceder a essa seleção natural.
A Polêmica dos Transgênicos
BONETTI, L. P.
São Paulo: Centro Gráfico UNICRUZ, 2001.
Esta obra aborda o assunto transgênico de maneira objetiva, trazendo informações importantes sobre como se cultiva esse tipo de planta, sua evolução e como é feito o melhoramento genético dessas espécies.
A teia da vida
CAPRA, F.
Santa Catarina: Cultrix, 1997.
Neste livro, o autor propicia uma síntese de descobertas científicas recentes como a teoria da complexidade, a teoria Gaia, a teoria do caos e outras explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas. As descobertas do autor confrontam os paradigmas mecanicistas e darwinistas aceitos e proporcionam uma extraordinária nova base para políticas ecológicas que nos permitam construir e sustentar comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras gerações. O livro apresenta novas e estimulantes perspectivas sobre a natureza da vida e abre caminho para a autêntica interdisciplinaridade.
Atlas de Microscopia para a Educação Básica
ARAÚJO, E. J. de A. ; ANDRADE, F. G. de. ; NETO, J. de M. (Org.).
Londrina: Kan, 2014.
Esta obra destina-se a auxiliar professores de ciências e biologia a interpretar adequadamente as imagens das lâminas disponíveis nas coleções existentes nas escolas estaduais do Paraná. As lâminas utilizadas pelos organizadores e autores deste livro foram gentilmente fornecidas pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina-PR.
A Tripla Hélice: Gene, Organismo e Ambiente
LEWONTIN, R.
São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Com o mapeamento dos genes, os cientistas se viram em condições de compreender melhor o comportamento biológico do organismo, prever as características que serão herdadas pelos descendentes e desenvolver estudos para evitar doenças como o câncer. O biólogo Richard Lewontin, porém, relativiza a importância do sequenciamento do DNA e propõe uma nova abordagem para as relações entre organismo e meio. Segundo o autor os indivíduos não são determinados simplesmente pela interação entre genes e ambiente, mas também por eventos aleatórios que a ciência não é capaz de controlar.
A Vingança de Gaia
LOVELOCK, James.
Rio de Janeiro: Intriseca, 2006.
Durante milênios, a humanidade explorou a Terra sem ter em conta o preço a pagar. Agora, com o mundo aquecendo e os padrões climáticos se alterando drasticamente, a Terra começa a retalhar. Nesse livro o autor argumenta que, apesar do aquecimento global ser agora inevitável, ainda estamos a tempo de salvar, pelo menos em parte, a civilização humana.
Adolescência: vida ou morte
ESSLINGER, I. ; ESSLINGER, M. J. K.
Ática, 2006.
Sabe-se que a adolescência é marcada por significativas mudanças biológicas, psicológicas e comportamentais. Nesse livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o período da adolescência e sobre os impulsos que todos nós temos, mas nem sempre reconhecemos.
Além de Darwin
LOPES, R. J.
São Paulo: Globo, 2009.
Dois grandes motivos mantêm a teoria da evolução em evidência para além dos laboratórios e congressos científicos. Primeiro, a Biologia ocupou o papel que a Física teve no século passado: ela é a ciência do século XXI. Da medicina à engenharia genética, dos alimentos modificados ao meio ambiente, das pesquisas com células-tronco à história da vida, tudo passa por ela. Segundo a teoria da evolução, está no centro do mais acirrado debate político-ideológico contemporâneo, o que confronta a própria evolução ao criacionismo (a crença na criação divina da vida), ou seja, ao discurso religioso.
Atlas de Parasitologia
CIMERMAN, B. ; FRANCO, M. A.
São Paulo: Atheneu, 2002.
Primeiro livro nacional sobre o assunto, cuja coleção de espécimes retrata com fidelidade o que há de melhor na parasitologia nacional.
Bioética: pessoa e vida
RAMOS, D. L. P.;
São Paulo: Difusão, 2008.
É um livro que enriquece as reflexões já existentes na literatura brasileira ao se embasar em uma visão de pessoa humana que considera o respeito por seu valor e sua dignidade. A obra oferece subsídios ao estudo da Bioética para graduandos e professores das diversas áreas do conhecimento, bem como a todos aqueles preocupados em conhecer um pouco esse intrigante mundo da Bioética.
Biologia Celular e Molecular
Autores: Junqueira, Luiz C. Uchôa & Carneiro, José
Editora: Guanabara Koogan S/A
Comentário: Desde o ano de 1972, quando foi lançada a primeira edição de Biologia Celular e Molecular, que a obra vem evoluindo pela incorporação das novas descobertas realizadas no campo da Biologia Celular e Molecular, um dos ramos da biologia que mais tem progredido. Para tornar o texto mais sintético e objetivo, as informações que perderam relevância foram eliminadas.
Biologia Educacional
Autora: SANTOS, Maria Angela dos
Editora: Ática
Comentário: O livro apresenta noções de biologia humana, desenvolvimento humano, nutrição e saúde, agravos à saúde e importância da prevenção. Cada capítulo contém exercícios e textos de leitura complementar.
Bioma: Cerrado
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
SEMA, vol. 6, Curitiba, 2010.
O Estado do Paraná apresenta uma grande variedade de ambientes naturais e, em cada região, a influência do clima e outras variáveis do meio físico, proporcionaram o desenvolvimento de uma diversidade muito grande de organismos. No Paraná, o bioma Cerrado, embora restrito a áreas isoladas, tem grande importância científica, sendo um Patrimônio Natural a ser preservado.
Biotecnologia: Fundamentos
MALAJOVICH, M. A.
Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia ORT, 2009.
A biotecnologia objetiva principalmente o desenvolvimento local ou regional, o progresso da agricultura e a melhora dos tratamentos de saúde. Empresas públicas e privadas de diferentes portes utilizam as tecnologias com base biológica para obter produtos diversos e, também, para assegurar serviços. No livro, a autora apresenta os fundamentos da Biotecnologia e suas aplicações; os conceitos relacionados às células, aos micro-organismos; as enzimas e os anticorpos; a regulação gênica; além de discutir sobre a tecnologia do DNA e algumas técnicas da engenharia genética.
Biotecnologia: O Impacto na Sociedade
MALAJOVICH, M. A.
Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia ORT, 2010.
O perfil da biotecnologia varia de um país para outro, em função dos recursos naturais, econômicos e políticos, das características das empresas envolvidas e do papel assumido pelos setores público e privado. No livro, a autora analisa o impacto na sociedade das novas tecnologias biológicas.
Botânica - Introdução à Taxonomia Vegetal
Autor: JOLY, Aylthon Brandão
Editora: Companhia Nacional - IBEP
Comentário: A obra abrange toda a botânica sistemática. Introduz os princípios da taxonomia vegetal e trata da descrição e do estudo de todos os grupos de plantas conhecidos, desde os organismos unicelulares, como as bactérias, até os vegetais fanerogâmicos mais evoluídos, informando seus nomes populares, áreas de distribuição, épocas de floração e importância econômica.
Ciências nas salas de aula
Autora: OLIVEIRA, Daisy Lara de
Editora: Mediação - Coleção Cadernos Educação Básica
Comentário: O caderno apresenta as concepções teóricas e metodológicas do Ensino de Ciências, relatando práticas da educação infantil ao Ensino Médio, numa visão Interdisciplinar e transdisciplinar. Os textos abrangem temas como: literatura, reportagens na mídia e outros; numa abordagem Investigativa do pensamento e dos interesses de crianças e jovens sobre as Ciências Naturais.
Coleção Explorando o Ensino: Biologia
Brasília: Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica, 2006.
O livro está organizado em blocos temáticos que se aproximam das áreas e disciplinas estabelecidas pela prática científica. Os artigos reunidos foram organizados segundo as grandes áreas da Biologia, e vêm acompanhados de textos introdutórios que permitem ao professor situar-se em relação ao que há de novo do ponto de vista científico e pedagógico em cada uma dessas grandes áreas.
Construindo com PET
MATEUS, A. L. ; MOREIRA, M. G.
São Paulo: Livraria da Física, 2007.
Construindo com PET é um livro inovador com projetos simples para reaproveitar garrafas de PET. É um livro multidisciplinar. A arte feita com garrafas PET pode alcançar resultados que muitos não imaginam. Esse livro traz um guia prático para explorar a criatividade com a reciclagem desse tipo de embalagem.
Criação Imperfeita
GLEISER, M.
Rio de Janeiro: Record, 2010.
Neste livro, o autor desmonta um mito da ciência e da filosofia ocidentais - o de que a Natureza é regida pela perfeição - e contesta o discurso dos ateístas radicais, mostrando que a ciência não prova a inexistência de Deus. Analisando uma série de probabilidades, o autor argumenta que a vida é algo muito raro em um ambiente cósmico extremamente hostil. Exatamente por isso, nossa existência deveria ser valorizada.
Darwin
LEITE, M.
São Paulo: Publifolha, 2009.
Um século e meio depois da publicação de Origem das Espécies e dois séculos após o nascimento de seu autor, Charles Darwin (1809-1882), ainda são ensinadas ideias sobre o fenômeno da vida que esse livro célebre tanto fez para erradicar, em favor de uma explicação mais racional e objetiva do mundo. Terão sido inteiramente perdidos os 150 anos de teoria da evolução por seleção natural, a grande contribuição de Darwin para as ciências da vida e para o pensamento contemporâneo?
Dia a Dia do Professor - Adolescência
LIMA, R. C. V.
GANDRA, F. R. Belo Horizonte: Fapi.
O universo do adolescente é repleto de mudanças, descobertas, dúvidas, paixões e curiosidades. Apesar de natural, é uma fase que merece atenção. Uma boa orientação, por parte da escola e da família, é necessária para que o adolescente não seja tomado por sentimentos como insegurança e timidez, que influenciarão a sua vida futura. Conscientes dessa importante tarefa, foi elaborada essa coleção sobre os temas afetividade, sexualidade e drogas, com o objetivo de facilitar o trabalho de pesquisa do professor, informar os pais e orientar os adolescentes.
Dicionário de Ciência Ambiental
Autor: DASHEFSKY, H. Steven
Editora: Global
Comentário: O Dicionário de Educação Ambiental, com mais de mil verbetes, é um livro para ser utilizado como um guia de consulta rápida. Nele é possível encontrar, de A a Z, o significado de expressões, palavras-chave e conceitos relacionados ao meio ambiente. O livro permite ao leitor uma reflexão sobre as decisões a serem tomadas sobre as mais diversas questões ambientais e por essa razão torna-se uma obra de referência e de inestimável valor para o homem moderno, preocupado com o destino do planeta Terra.
Dicionário Brasileiro de Botânica
PEREIRA, A. B.
PUTZKE, J. Curitiba: CRV, 2010.
Iniciou-se este dicionário pelas necessidades e ansiedades do dia a dia da sala de aula, na busca constante pelos verdadeiros significados da terminologia botânica. À medida que os verbetes e conceitos foram sendo reunidos e aferidos, muitos colegas incentivaram a ampliação do rol de termos. No decorrer de seis anos foram reunidas 28.041 verbetes que constituem essa primeira edição que apresentamos ao leitor. É uma obra abrangente que facilitará o trabalho de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com plantas e fungos.
Dicionário de Ciência Ambiental
Autor: DASHEFSKY, H. Steven
Editora: Global
Comentário: O Dicionário de Educação Ambiental, com mais de mil verbetes, é um livro para ser utilizado como um guia de consulta rápida. Nele é possível encontrar, de A a Z, o significado de expressões, palavras-chave e conceitos relacionados ao meio ambiente. O livro permite ao leitor uma reflexão sobre as decisões a serem tomadas sobre as mais diversas questões ambientais e por essa razão torna-se uma obra de referência e de inestimável valor para o homem moderno, preocupado com o destino do planeta Terra.
Dicionário de Flores
RIBEIRO, M. N. O. ; PAIVA, P. D. O.
São Paulo: Floresnaweb, 2010
A empresa Floresnaweb criou um dicionário on-line que abrange uma ampla variedade de flores, apresentando características desde a taxonomia, condições de cultivo, usos e curiosidades de cada espécie apresentada.
Diversidade da Vida
WILSON, E. O.
São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Sugestão da Professora Adriana Couto Pereira Rocha.
Neste livro o autor discorre sobre a evolução, o surgimento de novas espécies, processos de extinção e outros tópicos de forma detalhada, porém sem se tornar cansativo. Um livro importante a todo professor que deseja aprimorar suas aulas de evolução e ecologia.
DNA: O segredo da Vida
WATSON, J. ; BERRY, A.
São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Desde que a estrutura da molécula do DNA foi identificada, há mais de cinquenta anos, a biologia moderna passou por grandes transformações. O cientista James Watson, ao lado de James Crick, foi um dos responsáveis pela descoberta da dupla hélice, e viveu essas revoluções na condição de protagonista. O livro é um resumo dos principais acontecimentos que marcaram a biologia, desde os experimentos pioneiros de Mendel e da busca pela eugenia, até as pesquisas mais recentes sobre o funcionamento da molécula de DNA e a intervenção genética.
Docência em Ciências e Biologia propostas para um continuado (re) iniciar
DUSO, L. e HOFFMANN, M. B.
Ijuí - RS. Editora Unijuí. 2013.
Trata-se da coletânea de dez artigos de 12 pesquisadores da área de ensino de ciências e biologia que se debruçaram sobre a temática da iniciação à docência em seus mais diversos âmbitos: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação.
Entendendo que reiniciar a docência nos remete repensá-la, problematizá-la e refletir sobre ela a partir das demandas que se representam, o livro apresenta reflexões sobre a docência nestes diferentes espaços, partindo do princípio de que a formação, inicial nos cursos de Ciências Biológicas, pois implica também a discussão dos aspectos formativos daqueles que lecionam nos cursos de licenciatura.
Dr Bactéria - um guia para passar sua vida a limpo Popular
FIGUEIREDO, R. M. ; BELLUOMINI, R.
São Paulo: Globo, 2007.
O livro "Dr. Bactéria" é inspirado no quadro Tá Limpo, apresentado pelo Fantástico desde 2005. O material dá ao leitor a oportunidade de conhecer, de forma divertida e informativa, uma série de dicas de como evitar e combater as contaminações em ambientes de nosso cotidiano.
Ecossistema: Floresta Atlântica
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
SEMA. Vol. 3, Curitiba, 2010.
O Estado do Paraná apresenta uma grande variedade de ambientes naturais e, em cada região, a influência do clima e outras variáveis do meio físico, proporcionaram o desenvolvimento de uma diversidade muito grande de organismos.
Ecossistema: Manguezal
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
SEMA. Vol. 2, Curitiba, 2010.
O ecossistema Manguezal, é considerado um ecossistema essencial a conservação de toda uma cadeia de relações ecológicas específicas, que está susceptível a diferentes impactos decorrentes das atividades humanas e que portanto, precisa de maiores cuidados.
Educação Ambiental para todos
NASCIMENTO, E. F.
Curitiba: UFPR, 2008.
Neste livro o leitor encontrará na ciência da Educação Ambiental uma visão holística, atual, e convivências que tornam a arte de ensinar uma maneira eficaz de melhorar o mundo em que vivemos. É um livro para educador, educando e toda a sociedade, pois seus objetivos são de conscientizar, dinamizar ações e transformar sentimentos em atitudes.
Engenharia Genética: o sétimo dia da criação
OLIVEIRA, F.
São Paulo: Moderna, 2004.
Numa linguagem acessível a autora escreve sobre o desenvolvimento da Bioengenharia e aborda questões éticas e políticas envolvidas na manipulação de genes. Pode-se utilizar essa obra para fazer uma reflexão sobre os mecanismos de biopoder que a Engenharia Genética vem gerando e poderá gerar. A autora escreve, também, sobre os bioliberais e os fundamentalistas, outro ponto importante a refletir.
Eu, primata: por que somos como somos
WAAL, F.
São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Neste livro o autor faz um exame fascinante do comportamento de primatas (chimpanzés e bonobos) descendentes do mesmo ancestral comum do homem e traça paralelos reveladores com o comportamento humano. Do estabelecimento de hierarquias sociais com base na força física ao canibalismo, da organização em sociedades matriarcais à prática do sexo para repartir alegria, mitigar a ira e afugentar o medo. O autor oferece um relato científico acessível e divertido, que levanta questões instigantes e ajuda o leitor a entender melhor quem somos.
Fique por dentro da Ecologia
BURNIE, D.
São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Cinquenta anos atrás pouca gente tinha ouvido falar em ecologia. Mas, a partir da segunda metade do século 20, as mudanças tecnológicas e o rápido crescimento da população humana provocaram rupturas significativas nos sistemas naturais. Foi então que o interesse pela ecologia explodiu, tornando-se hoje parte essencial da ciência da vida. O livro explica com clareza e objetividade questões fundamentais para a preservação de nosso planeta, revelando as complicadas interações entre os seres vivos e o ambiente.
Fique por dentro da Genética
BROOKES, M.
São Paulo: Cosac Naify, 2003.
O livro explica de maneira simples e didática aos jovens leitores o que são os genes e porque eles são tão fundamentais para os estudos científicos. Apresenta desde as primeiras observações do monge austríaco Gregor Mendel (1822-1884), considerado o "pai da genética", até o Projeto Genoma e as mais recentes experiências de modificações de espécies vegetais e clonagens de animais.
Florestas do Brasil - em Resumo 2013
Ministério do Meio Ambiente - Serviço Florestal Brasileiro
Brasília: SFB, 2013.
O Serviço Florestal Brasileiro reuniu dados e informações os mais atuais possíveis, de diversas fontes nacionais, produzidas pelos principais atores envolvidos na gestão, uso, conservação e recuperação das nossas florestas. A terceira edição do Florestas do Brasil - em Resumo apresenta dados do período de 2007 a 2012.
Genética na Agropecuária
RAMALHO, M. A. P.; et al LAVRAS.
MG: Ufla, 2008.
A genética é uma das ciências mais dinâmicas. É estimado, por exemplo, que o conhecimento gaste menos de dois anos para dobrar. Este livro traz conteúdos de genética básica, enfocando principalmente a agropecuária e como as pesquisas e o conhecimento científico contribuem para o desenvolvimento das criações e plantio. Aborda, ainda, alguns temas relacionados ao controle genético de patologias de animais domésticos, variação biológica e seu significado, marcadores moleculares e regulação da expressão gênica.
Genética na Escola
Eliana Maria Beluzzo Dessen (IB-USP)
Este livro traz conceitos em Genética, aborda questões relacionadas à sociedade, demonstra como ministrar de forma dinâmica aulas de Genética em sala de aula, além de trazer exemplos de materiais didáticos que podem ser utilizados na prática pedagógica.
O curioso caso de Benjamin Button
FITZGERALD, F. S.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2008.
O livro conta a história de um homem, Benjamin Button, que nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos, mesmo sendo um bebê. O conto revela o “crescimento” do jovem Button num mundo onde a aparência e os dogmas sociais estão acima da própria essência biológica e moral humana. A vida revela-se, como sempre, um desafio, mas um desafio ainda maior por se tratar da luta de um só homem, contra todos, contra tudo, contra o tempo.
O Espectro de Darwin: a Teoria da Evolução e suas implicações no mundo
ROSE, M. R.
Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
O livro apresenta uma história envolvente dos 150 anos de darwinismo. A primeira parte do livro traça as origens e joga luz sobre as linhas básicas da biologia evolutiva: a natureza da hereditariedade, os mecanismos de operação da seleção natural e os padrões de evolução. A segunda parte mostra como as ideias darwinianas continuam a guiar os cientistas e a definir o mundo em que vivemos.
O gene egoísta
DAWKINS, R.
São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
"O gene egoísta" foi publicado em 1976. Se propunha a condensar o enorme corpo teórico já produzido para compreender como espécies surgem e se diversificam, como indivíduos se relacionam e colaboram entre si - e a ir além. Richard Dawkins inovou de muitas maneiras: introduziu uma linguagem informal e metafórica numa área dominada por reflexões densas e fórmulas matemáticas.
O gordo absolvido: a dieta da genética
MEDEIROS, G.
São Caetano do Sul/SP: Difusão, 2008.
Este livro pode convencer o leitor de que "o gordo - como afirma o título e ao contrário do que o espelho sugere - não pode receber todo o peso da culpa por seus excessos. Ele não é ou está obeso simplesmente porque come demais. A obesidade tem razões que o próprio apetite desconhece"
O Guardião de Memórias
EDWARDS, K.
Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
O Guardião de Memórias é uma história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar.
O Instinto humano
WINSTON, R.
São Paulo: Globo, 2006.
O livro oferece uma reflexão sobre os instintos mais primais da espécie humana, armazenados em genes desde os antepassados biológicos e que, apesar dos milhares de anos que separam as metrópoles atuais das savanas que serviram como habitat aos antepassados pré-históricos, ainda se manifestam diariamente em cada ser humano nos momentos mais diversos. Com linguagem fácil e elucidativa, o autor consegue, através de uma narrativa prazerosa e repleta de exemplos surpreendentes, levar o leitor a reflexões que permitem compreender melhor as inúmeras reações inesperadas que o aparato racional por si só não tem como justificar.
O livro de ouro da evolução
ZIMMER, C.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
Apresenta uma rica e atualizada visão da evolução, onde o autor, de forma clara e objetiva, explora as profundas implicações da teoria de Darwin e enfatiza a sua força, significado e relevância para nossas vidas. O livro começa contando toda a trajetória de Darwin e de sua teoria. Depois, continua através das outras descobertas, mais ou menos contemporâneas, que ajudaram a dar forma e a desenvolver a teoria evolucionista.
O poema imperfeito - crônicas de biologia, conservação da natureza e seus heróis
FERNANDES, F.
Curitiba: UFPR, 2004.
O título do livro é uma metáfora: o poema é a natureza, e o livro trata de ecologia. É uma interpretação distinta que abrange evolução e biogeografia, descentralizando o homem desta concepção e introduzindo uma nova lógica para a conservação da natureza. Combina a Biologia da conservação, história e antropologia de modo informal, explicando a relação entre seres humanos e outras espécies ao longo dos tempos.
O Relojoeiro Cego
DAWKING, R.
São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
O relojoeiro cego se tornou um marco da biologia moderna. Empenhado em conquistar novos adeptos para o evolucionismo e para o pensamento científico, o autor faz uma defesa vigorosa da visão darwinista e põe a nu as falácias polêmicas do criacionismo. Para o zoólogo, a síntese moderna entre as descobertas da genética e a ideia de seleção natural é capaz de fornecer respostas verificáveis e elegantes para o enigma das origens da vida e das espécies.
O Rio que saía do Éden: uma visão darwiniana da vida
DAWKINS, R.
Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
Todo ser humano - ainda que não seja um poeta ou um filósofo - é assaltado de uma dúvida sobre a origem da vida. Cabe, no entanto, ao cientista a explicação mais racional. Neste livro o autor ilustra a natureza do raciocínio científico e as dificuldades do cientista para explicar a vida.
Ornitologia e Conservação
ACCORDI, I. et al.
Rio de Janeiro: Technical Books, 2010.
Manual de técnicas, com 24 capítulos que abordam diversas frentes de estudos com aves, como inventários, estudos comportamentais e análises de impacto. Chama a atenção o capítulo sobre estudo de aves em dosséis florestais, que, todo ilustrado, demonstra as técnicas (e dificuldades) de chegar até o alto das árvores para realizar os estudos.
Os Avatares do Gene: a teoria neodarwiniana da evolução
ARNOULD, J.; GOUYON, P. H.; HENRY, J. P.
Porto Alegre: Instituto Piaget, 2000.
Nos últimos anos dois grandes sucessos permitiram aos Biólogos resolver inúmeras questões deixadas em aberto por Darwin: a descoberta das leis da hereditariedade, seguida da do DNA, trouxeram à teoria darwiniana os fundamentos que lhe faltavam, dando lugar à vasta síntese hoje chamada de neodarwiniana. Na genética evolutiva, o indivíduo desce do seu pedestal, considerado o alvo da seleção e o sujeito da evolução, cedendo lugar ao gene, de que é apenas o avatar.
Práticas de Anatomia e Histologia para a Educação Básica
ARAÚJO, E. J. de A. (Org.).
Londrina: Kan, 2011.
Este livro é voltado para a Educação Básica, com o intuito de sugerir estratégias que possam auxiliar os professores de ciências e biologia no ensino de Anatomia e Histologia. As estratégias envolvidas na aprendizagem são técnicas de jogos, teatros, produção de material pedagógico alternativo e outras atividades práticas.
Radicais Livres: bons, maus e naturais
AUGUSTO, O.
São Paulo: Oficina de Textos, 2006.
Livro desfaz mitos e aponta os múltiplos papéis dos radicais livres. Mostra os reais impactos dessas moléculas na saúde humana. O lado vilão dos radicais livres, destacado em livros e conselhos de dietas, é apenas uma das faces desses atores biológicos. O livro mostra, também, que os conceitos científicos mudam com o passar do tempo – os radicais livres, ignorados pelos químicos no século XX, atualmente estão revolucionando a medicina.
Roleta Genética
SMITH, J. M.
São Paulo: João de Barro, 2009.
É impossível a coexistência entre transgênicos e alimentos orgânicos sem contaminação". "A produção de transgênicos afeta a associação do homem com a agricultura e a biodiversidade". Com estes e outros alertas, o autor avalia os efeitos tóxicos potenciais e riscos a saúde do consumo de transgênicos. Levanta questões sobre a produção de alimentos modificados geneticamente e avalia os efeitos deles na saúde humana.
Teoria da Evolução - de Darwin a teoria sintética
FREIRE-MAIA, N.
Belo Horizonte/MG: Itatiaia, 1988.
O primeiro capítulo do livro versa sobre a vida de Charles Darwin e tem informações interessantes sobre a maneira como ele chegou à teoria da seleção natural, seus anseios e temores quanto a aceitação de suas ideias. O livro trata minuciosamente do darwinismo e segue até a teoria sintética.