Relato: Biotecnologia e aplicações do conhecimento genético
Nome da Autora: Deise do Rocio Xavier Taborda ReichmannE-mail: deisereichmann@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Visconde de Guarapuava
Município: Guarapuava - Paraná
Conteúdo: Manipulação Genética
Série: 3º ano do EM
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Relato
O objetivo da aula é compreender a evolução histórica da construção dos conhecimentos biotecnológicos, aplicados à melhoria da qualidade de vida da população e a solução de problemas socioambientais. Analisar e discutir interesses econômicos, políticos, aspectos éticos e bioéticos da pesquisa científica que envolve a manipulação genética e ecossistemas. Estimular a pesquisa, a prática na oratória e o uso das tecnologias, baseado na proposta da pedagogia histórico-crítica em Gasparin (2002).
Procedimentos metodológicos
1ª EtapaInvestigação da prática social dos alunos sobre biotecnologia, verificando que domínio já possuem e que uso fazem dele na prática social cotidiana.
Problematização: Por que devo conhecer as aplicações do conhecimento genético?
A pesquisa foi direcionada para o ponto de vista histórico, político, econômico, social, cultural e principalmente ético.
Na primeira e segunda aula foi discutido o conceito de biotecnologia e engenharia genética. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos e cada grupo escolheu o tema listado pela professora: melhoramento genético, aconselhamento genético, enzimas de restrição, identificação de pessoas pelo DNA, clonagem molecular do DNA, transgênicos, células tronco, Projeto Genoma Humano, terapia gênica. Uma vez definido o tema para cada grupo, os alunos foram ao laboratório de informática fazer a pesquisa direcionada. Dividiram as tarefas de pesquisa para ser realizado extraclasse devido às poucas aulas de biologia (duas). As apresentações deveriam ser através de slides na TV Multimídia.
Na terceira aula da semana seguinte, começaram as apresentações. Alguns grupos extrapolaram o tempo, mas devido à interatividade dos outros grupos, foram incentivados a prosseguir.
Em experiências anteriores com estes trabalhos, percebi a importância em direcionar cada detalhe para que se atinjam os objetivos, por exemplo: o que se espera da pesquisa, a ordem das apresentações, auxílio na transformação do slide e o tempo para cada grupo, verificação dos slides e teste, após pronto, na TV Multimídia.
As apresentações, mediadas pela professora, ocorreram de acordo com o que se esperava. Houve a participação interativa dialogada entre os grupos durante as apresentações.
2ª Etapa
Extração do DNA do morango, feito pelos alunos no laboratório e auxiliado pelo laboratorista.
3ª Etapa
Os alunos assistiram ao filme A Ilha, na TV Multimídia.
Foram levantadas as seguintes questões para responderem em grupos:
- Que sociedade é representada na época?
- Quais os aspectos positivos e negativos do filme?
- Quais as questões éticas, políticas e culturais retratadas no filme?
- Contextualize com a realidade da nossa sociedade.
- Explique por que para a ciência tudo o que pode ser feito deve ser feito e para a ética nem tudo o que pode ser feito deve ser feito.
Avaliação
Critérios: participação do grupo, slides, apresentação, relatório da aula de laboratório, pós-teste para verificação da validade da prática.
Não foi considerada a oralidade na apresentação do conteúdo devido à dificuldade de expressão ou introversão de alguns alunos.
Fotos
Figura 01 - Técnica de ClonagemFigura 02 - Símbolo dos Transgênicos
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2002. (Coleção Educação Contemporânea).
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Biologia. Curitiba: SEED-PR, 2008.
Referências
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2002. (Coleção Educação Contemporânea).
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Biologia. Curitiba: SEED-PR, 2008.