Relato: Ciclos Biogeoquímicos
Nome do Autor: Ângela Maria Schmitz GrittiE-mail: angelamariagritti@seed.pr.gov.br
Instituição: Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná
Município: Francisco Beltrão - Paraná
Conteúdo: Biodiversidade – Ciclos biogeoquímicos
Série: 3º ano do EM
Foi utilizado algum recurso do Portal: Sim.
Nomes e links para os arquivos do Portal:
Relato
O objetivo da aula é desenvolver o espírito de pesquisa e a interação entre os educandos para compreender os ciclos da matéria na natureza, estabelecendo as relações com a manutenção da vida dos animais e vegetais.Optou-se trabalhar os ciclos da água, do oxigênio, do carbono, do nitrogênio, as sucessões ecológicas e os desafios para o futuro, na forma de pesquisa direcionada, com posterior apresentação de trabalhos em grupos.
Procedimentos metodológicos
Na primeira aula de 50 minutos, foi realizado um diagnóstico oral com os alunos do 3º ano, sobre seus conhecimentos em relação ao assunto, além de repassar informações gerais sobre o conteúdo, informando as fontes de pesquisa, e os critérios para apresentação e avaliação.Na segunda aula, os alunos tiveram um espaço livre para se organizarem, confeccionar cartazes, pesquisar em livros na biblioteca ou no laboratório de informática. Vários alunos trouxeram o notebook para fazer os slides com apresentações sobre o seu tema. Cada grupo recebeu um ciclo biogeoquímico, que deveriam pesquisar, estudar, apresentar, e elaborar duas questões que seria apresentadas a outro grupo, sorteado após a apresentação de cada grupo.
Na semana seguinte, cada grupo apresentou seu trabalho, utilizando diversos recursos como: cartaz, imagens, slides e até data show.
Nessa experiência pedagógica, realizada com os alunos das turmas de 3º ano A e B internos, e com rendimento escolar muito bom, foram necessárias seis aulas de 50 minutos, além do trabalho extraclasse de cada grupo.
Avaliação
De acordo com as DCE a avaliação deve ser contínua, evolutiva, diagnóstica e processual, dando subsídio para a percepção de dificuldades e de avanços dos alunos.Nessa prática pedagógica não houve dificuldades na avaliação, pois todos participaram, interagiram e demonstraram nas apresentações e na contextualização a apreensão dos conteúdos científicos.