Disciplina - Biologia

Oficinas das CRTEs - Classificação das Plantas

Nome do autor: Denilson Boffo
E-mail: boffo@seed.pr.gov.br
Instituição: Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil
Município: Clevelândia/Paraná
Conteúdo: Organização dos Seres Vivos - Botânica
Série: 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado/Integral
Foi utilizado algum recurso do Porta Dia a dia Educação? Sim
Nomes e links para os arquivos do Portal:

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao Uso do Portal Dia a dia Educação na Prática Pedagógica, sob orientação da docente, assessora pedagógica, Evandra Ferrazza Colla, da equipe do Coordenação Regional de Tecnologia do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.

Devido ao fato do pátio do Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil, Clevelândia, Paraná, ser um grande laboratório ao ar livre, propõem-se a realização teórico/prática dessa aula, relacionando às regras da Nomenclatura Científica, ou seja, o Sistema Binominal de Lineu, associado à classificação de plantas existentes.

Objetivos

  • Levar o aluno a campo, para que, em contato com as plantas, aprenda a classificação associada às regras da Nomenclatura Científica;
  • Entender e aprender as regras da Nomenclatura Científica;
  • Compreender a importância da padronização da Nomenclatura Científica como objeto que contribui para evitar confusões no mundo científico;
  • Compreender a prática da classificação das plantas;
  • Associar as teorias de sala de aula com as práticas de campo;
  • Tornar as aulas de Biologia mais atraentes.
Em sala de aula serão analisadas, por meio da TV Multimídia, imagens de diversas plantas obtidas no Portal Dia a Dia Educação. Como parte da fundamentação teórica, os alunos terão uma prévia de como elas são classificadas e quais são os critérios de classificação.

Materiais: Folhas de diversas plantas, que serão coletadas previamente e secas.

Procedimentos

Visitas ao pátio do colégio para que alunos tenham na prática a noção do Sistema Binomial de Nomenclatura, bem como a classificação de algumas plantas quanto aos critérios: Angiosperma, Gimnosperma, Vascular, Avascular, Monocotiledônea, Dicotiledônea, Fanerógama e Criptógama.

Após as visitas, os alunos, em grupos de dois a três, coletarão em média de 20 a 30 folhas, preferencialmente diversificadas. Estas serão secas na sombra em tempo hábil, e em seguidas serão classificadas.

Primeiramente serão apresentados os nomes comuns das plantas que tiveram as folhas coletadas, em seguida os nomes científicos e as famílias. Após a entrega dos trabalhos e correção, será realizado conversas com os alunos apontando e comentando supostas classificações equivocadas, erros e acertos.

Referências

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Diversidade, anatomia e fisiologia das Plantas. São Paulo: Moderna, 2004. p. 136-256.
LAURENCE, J. Reino Plantae. São Paulo: Nova Geração, 2005. p. 286-352.
LOPES, Sonia; ROSSO, Sergio. Reino Plantae. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 239-281.
SOARES, José Luís. Dicionário Etimológico e Circunstanciado de Biologia. São Paulo: Scipione, 2005.
Recomendar esta página via e-mail: