Relato: Os modelos e o ensino de Ciências
Nome do Autor: Cleonice Miguez Dias da Silva BragaE-mail: cleomiguez@yahoo.com.br
Instituição: Universidade de Brasília
Município: Brasília, DF
Conteúdo: Ensino da divisão celular e conceitos correlatos
Série: 1ª do Ensino Médio
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Relato
Este relato foi baseado nos resultados de uma pesquisa intitulada: O uso de modelos no ensino da divisão celular na perspectiva da aprendizagem significativa, que envolveu a aplicação e a posterior avaliação de uma sequência didática baseada no uso de modelos para o ensino da divisão celular, e tem como objetivo detalhar o modelo elaborado e uma das atividades realizadas nas aulas que compunham a sequência elaborada.Os modelos e o ensino de Ciências
Um modelo pode ser entendido como a representação de um fenômeno, entidade ou processo que se manifesta no mundo real. Na literatura sobre o ensino de Ciências, muitos trabalhos sugerem a utilização e construção de modelos para promover o ensino de conceitos e teorias.Segundo Justi (2006), quando utilizamos um modelo, aprendemos sobre a situação representada por ele. Já quando o construímos, criamos um tipo de estrutura representativa e desenvolvemos uma forma científica de pensar semelhante àquela utilizada pelos cientistas na construção do conhecimento científico. O importante, então, dentro dessa perspectiva, não é levar os alunos a encontrar respostas corretas pela simples aplicação de fórmulas, mas lhes dar a oportunidade de tornarem-se aprendizes ativos, engajando-os em atividades através das quais possam desenvolver seu próprio conhecimento dos fenômenos (SAMPAIO, 2000).
Considerando, portanto, o potencial dos modelos como estratégia de ensino relatada nos trabalhos lidos, e as dificuldades inerentes ao ensino e a aprendizagem dos processos da divisão celular, elaborei uma sequência didática composta por uma série de atividades que permitiu aos estudantes a modelização de cromossomos em diferentes situações envolvidas nesses processos, utilizando, para tanto, canudos de refrigerante.
Um modelo para os cromossomos
Os cromossomos são estruturas celulares de grande importância no processo que envolve a passagem da informação genética e são, dessa forma, os principais atores no processo da divisão celular.Para explicar os processos da divisão celular, foi utilizado este mesmo modelo. No entanto, com o objetivo de proporcionar uma maior participação dos alunos no processo da modelização, sua forma de representação foi modificada: em vez de um desenho (modelo visual) os cromossomos foram modelados com o auxílio de canudos de refrigerantes, sendo convertido, portanto, em um modelo concreto.
Modelando cromossomos homólogos
Os cromossomos homólogos são estruturas que possuem o mesmo tamanho e formato, a mesma posição de centrômero e são portadoras das mesmas informações codificadas em genes que ocupam em ambos a mesma posição. Todas essas características podem ser representadas utilizando, para tanto, pares de canudos que, além do mesmo tamanho, possuam também a mesma posição de centrômero representada no modelo por um nozinho no centro (cromossomos metacêntrico) ou mais na extremidade. Para identificar a origem diferente desses cromossomos utilizamos para cada par duas cores distintas: azul para representar o homólogo paterno e o vermelho para o materno.As características físicas deste material, tamanho e flexibilidade, permitiram aos alunos simular o comportamento e o movimento dos cromossomos homólogos durante as diferentes fases da mitose e da meiose, modelar e comparar cromossomos simples e cromossomos duplicados e, por fim, com o auxílio de etiquetas, representar por meio de letras nelas impressas a posição dos genes alelos em diferentes situações de modelagem.
A sequência didática elaborada com uso desses modelos foi composta por uma sequência de 4 aulas e foi desenvolvida em uma turma de 1ª série do Ensino Médio no período de três semanas, em duas aulas semanais de 50 minutos cada. A dinâmica de sala incluiu o trabalho com os modelos de cromossomos em atividades diferentes, elaboradas conforme os objetivos específicos de cada aula.
Por uma questão de espaço, farei o relato apenas da atividade que envolveu a modelagem da mitose. Para conhecer as demais atividades desenvolvidas basta acessar o site do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília no qual, em breve, a dissertação correspondente a este relato será disponibilizada. Lá também é possível conhecer a dissertação e a proposta de trabalho de outros pesquisadores.
Atividade - A divisão celular: Mitose
Trabalhando em duplas e, considerando a superfície de suas carteiras unidas como o citoplasma da célula (2n=4) que iria se dividir, os alunos, utilizando os modelos de cromossomos construídos com os canudos, puderam, juntamente com o seu professor registrar por meio de desenhos todas as fases da mitose, simulando as diferentes posições e movimentos dos cromossomos que caracterizam cada uma delas.Esta atividade promoveu uma série de discussões e questionamentos sobre o comportamento e as posições dos cromossomos, evidenciando uma postura mais participativa que aquela que costumamos constatar quando trabalhamos este assunto utilizando representações prontas, como as figuras que, em geral, são usadas pelos livros didáticos.
Referências
JUSTI, R. La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de las Ciências, v. 24 n. 2, p.173-184, 2006.
SAMPAIO, F. F. Modelagem Dinâmica Computacional e o Processo de Ensino Aprendizagem: algumas questões para reflexão. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, Volume Especial - Versão Eletrônica dos Anais do III Seminário sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino-Aprendizagem, 2000.
JUSTI, R. La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de las Ciências, v. 24 n. 2, p.173-184, 2006.
SAMPAIO, F. F. Modelagem Dinâmica Computacional e o Processo de Ensino Aprendizagem: algumas questões para reflexão. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, Volume Especial - Versão Eletrônica dos Anais do III Seminário sobre Representações e Modelagem no Processo de Ensino-Aprendizagem, 2000.