Disciplina - Biologia

Biodiversidade - R. E. Harmônicas Interespecíficas

As relações ecológicas harmônicas interespecíficas ocorrem em indivíduos de espécies diferentes, não existindo desvantagem nem benefício para nenhuma das espécies consideradas. Compreendem o inquilinismo, o mutualismo, o comensalismo e a protocooperação.

Inquilinismo
É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.

Mutualismo
Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém cada espécie só consegue viver na presença da outra. Exemplos: líquens; cupins e protozoários; ruminantes e microorganismos; bactérias e raízes de leguminosas; micorriza.

Comensalismo
Associação em que uma das espécies, a comensal, é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro. Exemplos: tubarão e peixe rêmora; tubarão e peixe-piloto; Entamoeba coli e intestino humano.

Protocooperação
Trata-se de uma associação bilateral, entre espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente. Exemplos: certos pássaros e plantas; insetos e plantas; caranguejo-paguro e anêmonas; pássaro-palito e crocodilo; pássaro-anu e gado.

Pesquisa
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: